Publicidade
Hospital de Olhos de Florianópolis comemora 13 anos de história
31 de Janeiro de 2024

Hospital de Olhos de Florianópolis comemora 13 anos de história

Em 2023, o HOF realizou quase 45 mil consultas e 7,5 mil cirurgias

 

Publicidade

O sonho dos médicos oftalmologistas Ernani Garcia e Cláudia Nascimento em criar um hospital de alta qualidade, com equipamentos de ponta, estrutura aconchegante e médicos renomados saiu do papel em 2011. Desde a sua fundação, o hospital tornou-se referência no Sul do Brasil, principalmente pela excelência da equipe técnica e o tratamento humanizado dispensado aos pacientes.

Números
São aproximadamente 130 colaboradores, mais de 50 oftalmologistas e uma equipe de anestesistas. Em 2023, para se ter uma ideia, o HOF realizou 44.912 consultas, 7.495 cirurgias. Em uma década já foram realizados 454 transplantes de córnea.

Estrutura
Localizada no centro de Florianópolis, a sede do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) é distribuída em sete andares. Com uma infraestrutura completa, o hospital possui recepção em cada andar, consultórios, sala de pré-exames, centro de diagnóstico e cirúrgico e internação. Além disso, o HOF investiu pesado em inovação tecnológica e ficou conhecido pelo pioneirismo em procedimentos diagnósticos e cirúrgicos em retina e vítreo, córnea e catarata.

HOF Solidário
O HOF também realiza ações solidárias que ajudam a comunidade. Exemplo disso é o projeto Olhar Amigo, que em parceria com o Instituto Guga Kuerten e com outras entidades, os médicos do hospital consultam gratuitamente as crianças do IGK.

 

 

Além desse projeto, o HOF também faz mutirões para diminuir a fila do SUS. No ano passado, aconteceram dois mutirões: um dentro do centro cirúrgico do próprio hospital, onde foram atendidas dezenas de pessoas para correção do estrabismo; e outro na cidade de Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, onde uma equipe médica, guiada pelo Dr. Ernani, realizou atendimento clínico em pessoas carentes.

 

Ernani e Cláudia: Foto de Daniel Conzi

Referência
Ernani Garcia, diretor técnico do HOF, conta que a criação do hospital é um sonho antigo, de 30 anos atrás, quando fez a residência em São Paulo. “O objetivo sempre foi trazer para Florianópolis o melhor da oftalmologia, aquilo que víamos em SP, que por sinal, foi uma verdadeira escola, na qual nos espelhamos muito”, afirma.

De acordo com a médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do HOF, só foi possível colocar o hospital em funcionamento por conta da equipe que formaram ao longo do tempo. “Conseguimos atender todas essas pessoas porque temos uma equipe de oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos e colaboradores que abraçaram conosco esse sonho. São profissionais altamente qualificados, que buscam ativamente cursos, treinamentos, congressos e pesquisas internacionais para trazer o melhor tratamento ao paciente”, celebra.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade