Publicidade
Holding catarinense CHRISTAL investe em startup mineira de tecnologia
14 de Maio de 2024

Holding catarinense CHRISTAL investe em startup mineira de tecnologia

Já foi definida uma estratégia mirando nos próximos três anos

Publicidade

A holding CHRISTAL, de Timbó (SC), anuncia investimento em startup de tecnologia baseada em Juiz de Fora (MG), reconhecida por suas soluções inovadoras para gestão e automação de processos industriais.

A parceira é a Sensio, fundada em 2020 e liderada pelos executivos Luiz Guilherme Pires e Renata Parma. O investimento vai permitir que a startup dobre o tamanho de sua equipe de desenvolvimento, ampliando a capacidade de atendimento ao mercado.

Publicidade

A CHRISTAL é uma multinacional brasileira que mantém unidades em Santa Catarina e na Europa, congrega cinco marcas – RUDOLPH, USITIM, RUFIX, rup!, e Movai – e tem forte atuação como provedora dos mercados automotivo, agrícola e de linha branca, entre outros segmentos.

O grupo vem envolvendo seus times em um movimento de transformação entendido pelos gestores como uma jornada de reinvenção das operações. No ano passado, foi contemplado no 8º Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Brasileira da Indústria (CNI), na categoria médias empresas, sendo finalista em três categorias e conquistando a premiação na categoria de Inovação para a sustentabilidade.

Ecossistema da inovação

A aproximação entre a CHRISTAL e a Sensio foi articulada pela rup!, unidade focada na identificação de oportunidades de colaboração e alianças estratégicas nascida em 2022, que abriu as portas do grupo para o ecossistema da inovação e para as cadeias industriais.

A nova parceira da CHRISTAL foi uma das 10 selecionadas entre 1 mil inscritas em um programa para startups de Singapura — que visa alavancar empresas para atender a grandes corporações e se expandir em escala global, e figura no ranking de soluções empresariais mais inovadoras da América Latina, lançado pela revista norte-americana CIO Review.

A Sensio também foi aprovada pelo programa Rota Challenge, da Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destinado a promover um ambiente de inovação para otimizar processos produtivos, aumentando a competitividade, a produtividade, e reduzindo custos.

Gestão industrial

As duas partes revelam entusiasmo com as perspectivas criadas pela operação. Luiz Guilherme Pires, CEO da Sensio afirma que, “Avançamos com a digitalização da CHRISTAL e o aumento da competitividade. Com o investimento, poderemos capturar as melhores práticas para os nossos negócios, aumentando a eficiência das nossas operações e disponibilizar soluções para toda a indústria”, salienta Denys Afonso da Silva, CEO/CFO da CHRISTAL. “A parceria será fundamental para trazer soluções que facilitem a gestão das indústrias, tornando-as mais competitivas e eficientes. O objetivo é que o sistema trabalhe para as pessoas. Estamos empolgados demais para ver onde essa jornada vai nos levar”.

Já foi definida uma estratégia mirando nos próximos três anos, com a oferta de soluções que simplifiquem a gestão industrial sendo impulsionadas e validadas nas fábricas da CHRISTAL. A expectativa é levar as soluções ao mercado, atendendo a empresas de pequeno, médio e grande porte. “Atuais e novos clientes receberão constantemente novos recursos e funcionalidades com o avanço almejado”, antecipa o CEO do grupo.

Publicidade
Publicidade