O dia das crianças volta a ser promissor para o comércio em Santa Catarina. Após recuo no ano passado, 89,13% dos varejistas acreditam que as vendas serão superiores ao mesmo período de 2018, segundo levantamento da FCDL/SC – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina.
A FCDL/SC consultou empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades de maior Índice de Potencial de Consumo (IPC). A expectativa de tíquete médio para a data é de R$ 150,00 – conforme 64,5% dos entrevistados. “Esta perspectiva positiva ocorre principalmente devido ao ciclo de corte de juros, mantido pelo Banco Central, no qual a taxa Selic foi reduzida recentemente de 6% para 5,5% ao ano, somada, evidentemente, ao controle da inflação, que permanece dentro da meta”, avalia o presidente da Federação, Ivan Tauffer.
Dos entrevistados, 42,75% apontaram a expectativa de crescimento de até 10%, enquanto outros 31,6% acreditam que este número seja em torno de 5%. “A retomada do ritmo de consumo das famílias e também a liberação do FGTS impactam esta projeção, e, consequentemente, terão influência positiva nas vendas”, finaliza Tauffer. Mantendo a tradição da data, os itens mais procurados serão brinquedos (35%) e vestuário (23,91%).
