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Entrevista com George Fortunato, gerente de marketing do Continente Shopping
05 de Julho de 2022

Entrevista com George Fortunato, gerente de marketing do Continente Shopping

Os shoppings estão em constante renovação e ser relevante na vida das pessoas passou a ser uma busca permanente

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Nesta entrevista exclusiva para o Acontecendo Aqui, o Gerente de Marketing do Continente Shopping, George Fortunato, fala sobre os novos desafios à frente do maior shopping center de Santa Catarina, com destaque para ações como a nova campanha que passará a rodar essa semana, “Um Continente de Opções”, e as novidades previstas para comemorar os 10 anos do shopping.

 

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Quantos anos tem a fundação do Continente?

O Continente Shopping completará 10 anos de fundação em 27 de outubro de 2022.

 

Desde quando você está na empresa?

Iniciei como Gerente de Marketing do Continente Shopping em 17 de janeiro de 2022, portanto completando 5 meses de casa em junho.

 

O Grupo Almeida Junior é uma importante referência no segmento. Dê-nos uma ideia da empresa em quantidade e resultados atuais.

A Almeida Junior é a maior empresa brasileira no setor de shopping centers do sul do Brasil, com atuação líder em SC com 6 equipamentos de alto padrão. São 225 mil m2 de ABL e nos curto e médio prazos pretende crescer organicamente através de expansões nos seus shoppings, aumentando ainda mais seus 71% de market share no estado. Mesmo em um ano de recuperação como 2021 a companhia cresceu seu Resultado Operacional Líquido (NOI) 5% em relação a 2019. No primeiro quadrimestre de 2022 os resultados se mantêm muito positivos, na casa de 15% acima do ano anterior e também em relação a 2019. Destaque especial para o mês de abril com venda recorde em várias operações e a retomada da agenda de grandes eventos como o Beer Week já em maio onde registramos público recorde em um evento no Continente.

 

Quais impactos os 2 anos de pandemia geraram no empreendimento?

Como em todos os segmentos os impactos foram significativos. As pessoas ficaram com muito medo de socializar e os shoppings nos dias de hoje são e irão continuar sendo locais especiais para se fazer isso. Segurança, conforto e opções variadas em todos os segmentos como compras, lazer e gastronomia garantem os fluxos expressivos que temos no Continente Shopping. A chegada de novas operações como Outback, Pecorino, a Decathlon são exemplos da constante preocupação da Almeida Junior em qualificar suas operações e oferecer ao público sempre o melhor. O cenário não poderia ser mais promissor.

 

Com a sua chegada quais movimentos o departamento de marketing implementou?

Estamos acelerando e estreitando nossa relação com nossos lojistas e também com nossos clientes, especialmente o que chamamos de zona primária, que é a região mais próxima do shopping. Além disso, iniciamos um calendário diferenciado de eventos, saindo do que os shoppings habitualmente fazem para eventos voltados para públicos distintos como esportes, família, mundo geek, gastronomia e especialmente para as crianças, e utilizando locais diferentes para isso, não somente a praça de eventos. As nossas promoções deixam de entregar uma única opção para o cliente e colocam nas mãos dele a opção de escolher qual a experiência que ele quer conosco. Fizemos isso no Dia das Mães e vamos repetir com Namorados e o engajamento dos nossos clientes tem nos surpreendido. Dessa forma conseguimos trabalhar muito melhor com os dados coletados nessas ações e entender o que o nosso cliente quer e acertar cada vez mais no que podemos oferecer a ele. Afinal, para o Marketing, conhecer cada vez mais seu cliente é condição de sobrevivência.

 

Vocês estão colocando no ar, dias antes do Dia dos Namorados, uma campanha publicitária com o apelo “Um Continente de Opções”. Comente sobre ela?

Somos o maior shopping do estado, dessa forma é natural que com tantas operações as pessoas às vezes esqueçam de uma ou outra opção no segmento que está procurando e saiba de todas as novidades. Assim, em conjunto com a nossa House desenvolvemos o conceito da campanha, utilizando o nosso próprio nome para mostrar a grandeza e variedade que um Continente de opções possui para os clientes. E de forma inédita estamos assinando as peças com as marcas que fazem parte desse vasto mix.

 

Qual a estratégia de Comunicação e sua duração?

Estaremos presentes nas ruas com mídias OOH, spots para rádios e entraremos muito forte no digital onde temos tido resultados muito positivos. A campanha tem duração inicial de 90 dias e poderemos ter uma segunda fase mais voltada para o calendário previsto para os 10 anos.

 

Quais as novidades programadas para comemorar os 10 anos, num ano com Eleições e Copa do Mundo?

Todos os eventos desde maio já estão sendo assinados com o selo dos 10 anos e, portanto, compõem uma série de iniciativas diferenciadas para os nossos clientes. Ainda em junho teremos Arraiá do Bem, uma festa junina bem diferente e que vai durar um final de semana todo, campeonato de Artes Marciais, Ação de Namorados e muito mais. E não vamos parar por aí, ao longo do ano teremos Circuito AJ Run de corrida de rua, Pet Run, Beach Tennis, o segundo Festival de Cervejas artesanais, Dia das Crianças, Concurso de Dança do Tik Tok e muitas outras surpresas.

 

Para encerrar, quais pontos você destaca dentre os muitos de sua missão?

Os shoppings estão em constante renovação e ser relevante na vida das pessoas passou a ser uma busca permanente, pois além de compras as pessoas querem poder “resolver” sua vida em um único lugar. Alinhada com essa realidade, a Almeida Junior está sempre buscando agregar novos players que ajudem a tornar isso realidade, através da oferta de serviços que vão além da compra, como saúde, gastronomia premium e conveniência. Com o movimento de retomada pós pandemia temos certeza que mesmo com um movimento digital que é um caminho sem volta, a experiência presencial continuará tendo um lugar especial no coração das pessoas.

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