Publicidade
Entidade catarinense adota conceito “think tank”
23 de Agosto de 2023

Entidade catarinense adota conceito “think tank”

Objetivo é trazer soluções a importadores varejistas e atacadistas

Publicidade

A Abiva, com sede em Itajaí (SC), tem se destacado com iniciativas para melhorar o ambiente de negócios a empresas do setor em Santa Catarina.

Neste mês, a entidade conseguiu uma relevante conquista junto à Secretaria de Estado da Fazenda de SC, que dispensou um registro sobre pagamentos eletrônicos exigido em operações comerciais por parte das empresas e, assim, desburocratizou o processo.

Publicidade

A medida ocorreu após aproximação de especialistas da Abiva ao órgão estadual, em parceria com outras entidades, como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), que influenciou a tomada de decisão dos auditores fiscais. Para a Abiva, a medida é crucial para facilitar a vida dos empreendedores na hora de apurar os impostos e cumprir com as obrigações acessórias.

Parceria com universidades

Para colocar o laboratório de ideias em prática, a Abiva utiliza informações estratégicas de pesquisas realizadas por universidades parceiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A entidade mantém três grupos de trabalho com encontros mensais: tributário, logístico e energia limpa. “Nossa ideia é estar próximo aos poderes públicos, políticos e legislativos para trazer soluções para as empresas varejistas e atacadistas, muitas vezes, para destravar processos que prejudicam as atividades. Fazemos isso com a troca de ideias com base em dados científicos”, afirma a presidente Maria Claudia Hoepers.

Um exemplo da parceria com a academia foi o estudo, em conjunto com o Departamento de Relações Internacionais da UFSC, sobre os impactos da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 49, que se refere à legalidade da cobrança de ICMS nas transferências de mercadorias interestaduais entre estabelecimentos de uma mesma empresa (Matriz – Filial; Filial – Matriz; Filial – Filial).

Esclarece SC

Uma das iniciativas mais conhecidas promovida pela entidade entre importadores varejistas e atacadistas é o Esclarece SC, evento online gratuito que busca debater e trazer soluções para entraves do setor. Em julho, o evento já atingiu cerca de 800 pessoas no canal do Youtube da entidade para discutir tributação, obrigações acessórias e oportunidades em Santa Catarina, com a presença de auditores fiscais da Receita Estadual.

A edição do Esclarece SC também levantou assuntos como benefícios fiscais, TTDs e novas regras da Reforma Tributária. Movimentos como o Esclarece SC trazem avanços importantes para o setor no campo tributário, como a rediscussão do “Guia Prático” da Secretaria de Estado da Fazenda de SC (SEF/SC) e a previsão para extinção da DIME a partir do 1º semestre de 2024, em um projeto-piloto com as indústrias catarinenses. “O objetivo é conectar pessoas e unir expertises para trazer impactos positivos para as empresas do nosso setor, que buscam segurança jurídica para trabalhar, além da desburocratização”, explica Maria Claudia Hoepers.

Publicidade
Publicidade