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E-mail marketing 2.0 e automação: como canalizar conteúdo, engajar o público e vender
13 de Dezembro de 2013

E-mail marketing 2.0 e automação: como canalizar conteúdo, engajar o público e vender

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Durante o RD Summit, especialistas atuantes nos segmentos B2B e B2C compartilham técnicas para despertar o interesse do público com E-mail marketing 2.0 e automação

email 2.0Representantes de empresas inseridas em diferentes segmentos discutiram na última sexta-feira, 8, estratégias de e-mail marketing 2.0 e automação, durante a primeira edição do RD Summit, evento de marketing digital realizado pela Resultados Digitais em Florianópolis (SC). Participaram do painel os especialistas Eduardo Bilman, CMO da Avante, Maurílio Alberone, co-founder da Bizstart e Edools, além do responsável pelo conteúdo digital da Endeavor, Rodrigo Grecco. Os profissionais foram mediados por Ricardo Palma, consultor de marketing digital da RD, e falaram sobre as diferentes estratégias de envio de e-mail marketing, que devem ser acompanhadas desde o preparo e envio do material até o momento de fechar negócio. Grecco destacou o cenário de atuação da Endeavor, instituição que possui um público de empreendedores sedento por informação. Nesse contexto, onde 76% dos brasileiros deseja empreender, mas apenas 9% dispõe de capacitação, produzir conteúdo digital é animador, de acordo com o consultor. Para canalizar a disseminação desse material produzido pela Endeavor, o e-mail marketing é um forte aliado. “Desde abril de 2013, nós vendemos 4 mil cursos. 20% desse número veio de e-mail marketing, nossa principal ferramenta de engajamento. Aliado a mensagens pessoais e ferramentas sem template, por exemplo, é um fecha-negócio”, destaca Grecco, que também revela que sua estratégia geral é a de investir em conteúdo para obter uma alta taxa de resposta. Também atuante em um espaço voltado para o empreendedorismo, Alberone implantou na Bizstart uma estratégia online para estreitar a relação e fortalecer o vínculo com o público-alvo. “Temos a intenção de estar mais presente na vida das pessoas e expandir oportunidades”, conta. Quando o assunto é e-mail marketing, ele tenta evitar padrões, não utiliza template e tem como principal métrica a taxa de resposta. Alberone reconhece que responder individualmente cada e-mail recebido é trabalhoso, mas defende que isso dá resultado na ponta. “Passo em média 15 dias respondendo essas pessoas, mas foi dessa maneira que construí uma base seleta de relacionamento com 8 mil empreendedores, dos quais 500, em média, retornam o meu e-mail.” Diferentemente de Alberone e Grecco, presentes no mercado B2B, Bilman compartilhou experiências e desafios das estratégias digitais para o segmento B2C. Com foco na classe C, a estratégia de e-mail marketing e automação da Avante prioriza a maturação do cliente até o processo de compra. Para isso, o CMO utiliza a automação para comparar produtos e educar os clientes, de acordo com a solicitação inicial. “Na primeira fase da nutrição de leads, fomentamos o tipo de crédito que ele usa por meio de conteúdo próprio e de terceiros. Já na segunda fase, de avaliação e compra, questionamos se o produto cabe no perfil do cliente. Em seguida, o trabalho é o de tentar vender a empresa, mostrando vantagens e interagindo por meio de chat e call center”, explicou. Esse processo, de acordo com Bilman, tem tido bons resultados e melhora, inclusive, o workflow. De maneira geral, os três participantes do painel e-mail marketing 2.0 e automação recomendaram algumas boas práticas: Estar atento aos envios de outras empresas Alberone contou que antes de implementar no seu negócio, procurou observar materiais enviados por outras marcas. A partir de outras listas, ele passou a pensar qual tipo de e-mail marketing fazia mais sentido para sua empresa, passou a testar e utilizar métricas para medir o ROI. A estratégia principal é falar com o cliente O primeiro desafio, de acordo com Grecco, é o de segmentar o público: “você vai precisar saber com quem está falando”. Além disso, é necessário ter um objetivo claro para o e-mail. “Dessa forma a nutrição funciona”, revelou Grecco. Essas definições ajudam muito no momento de produzir o conteúdo do e-mail marketing. Alberone recomenda a redação de e-mails curtos e pessoais, associados geralmente a um vídeo pontual, além de pouca formatação. Ele também diz ser importante deixar acessível a opção de cancelar a assinatura da newsletter. Pensar a frequência de envio dos e-mails O intervalo de tempo entre o envio de um e-mail e de outro é essencial para a estratégia dar resultado. Se a sua empresa possui muito conteúdo, é natural que envie mais e-mail marketing. Os três profissionais sugerem que se aja com parcimônia, tentando ao máximo não ser incoveniente. Grecco contou que a Endeavor envia no máximo três e-mails por semana, ainda que estudos de caso apontem que um perfil segmentado permite o envio de um e-mail por dia. Acompanhar as taxas de clique e abertura Para Bilman, a estruturação do e-mail marketing é feita a partir de testes. Na primeira fase, ter de 25 a 30% de abertura é importante para a maturação e motivação. A segunda fase, de acordo com o especialista, exige índices maiores. Segundo Grecco, a meta é ter taxas de abertura maiores do que 25% e taxas de clique superiores a 10%. Reportagem de Gabriele Duarte, da equipe Dialetto, na cobertura especial do RD Summit para o Acontecendo Aqui

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