Publicidade
Documentário | Restaurante catarinense propõe um olhar contemporâneo para a cozinha germânica
22 de Maio de 2024

Documentário | Restaurante catarinense propõe um olhar contemporâneo para a cozinha germânica

O material também resultará em um livro

Publicidade

As inovações promovidas pelo restaurante Biergarten Pomerânia, de Pomerode, na gastronomia de origem alemã do Vale Europeu serão abordadas por um documentário em produção no Estado.

As gravações na casa ocorrem nesta semana e têm como foco receitas do chef alemão Heiko Grabolle que propõem um olhar contemporâneo para a cozinha germânica.

Publicidade

O projeto “Saberes e Fazeres da Gastronomia Germânica — uma Abordagem Territorializada” vem rastreando o universo da gastronomia de origem alemã em Santa Catarina, apurando adaptações ao paladar brasileiro. Em Pomerode, a equipe da Agência Cultural AqueleTrio também visitou a fábrica de laticínios Pomerode Alimentos e a Grutzmacher Conservas.

O Biergarten Pomerânia celebra a cultura dos restaurantes de rua da Alemanha, com foco na região da antiga Pomerânia, de onde vieram os imigrantes. O chef Heiko Grabolle introduziu novidades que chamaram atenção da equipe do documentário, como uma receita exclusiva de joelho de Porco e o sorvete com sabor dos biscoitos Speculoos.

Além da comida, o restaurante aposta na própria linha de cervejas e chopes. A Braunbier, exclusiva da casa, é inspirada na Kniesenac, cerveja típica da Pomerânia conhecida como a “Cerveja dos Nobres”.

O restaurante ocupa um casarão histórico, construído em 1945, na Rua XV de Novembro, 367, no Centro de Pomerode.

Fotos: Divulgação

Publicidade
Publicidade