Publicidade
Comida di Buteco inicia no dia 5/4, em Florianópolis
22 de Março de 2024

Comida di Buteco inicia no dia 5/4, em Florianópolis

Maior concurso de botecos do Brasil reúne 28 estabelecimentos da Grande Florianópolis

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

De 5 a 28/4, o 1º e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a comunidade a eleger o melhor buteco do país, com o lema “Somos Todos Buteco”.

Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 6ª edição de Florianópolis, reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De Norte a Sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 botecos.

Publicidade

História e dinâmica do Concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. Trata-se de um concurso, não de um festival: com voto popular e de jurados, é eleito o melhor boteco da cidade e depois o melhor do país. Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de boteco no Brasil.

Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do circuito. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o campeão nacional, melhor boteco do Brasil.

Impacto socioeconômico

O Comida di Buteco tem e pratica a missão “transformar vidas atravése da cozinha de raiz – buteco: extensão da sua casa”. Tem como denominador comum nos participantes a presença do dono no local: comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem a redes ou franquias, sendo lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.

O ano de 2023 foi quebrou recordes para a história do concurso, que atingiu o marco histórico de 1 milhão de votos. Mais de 10 milhões de pessoas foram impactadas diretamente nos botecos, com mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia produtiva do sistema do CdB. Nas redes sociais, quase 1 milhão de fãs e 160 milhões de impressões nas redes sociais do concurso, com 10 milhões de pageviews do site. Os circuitos também tiveram mais de 150 mil turistas presentes, com uma geração de empregos superior a 10 mil vagas.

Novidades para 2024

Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos, e neste ano o tema é livre.

Criatividade, resgate, inovação, pesquisa e motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos desta edição do Comida di Buteco. Serão mais 1.100 receitas em todo o Brasil de norte a sul, com renovação, muito sabor e histórias de família!

Patrocinadores 2024

O Comida di Buteco é 100% viabilizado através do patrocínio de empresas que apostam na tríplice entrega do concurso: resultados, conexão das marcas com os consumidores e transformação de vidas dos pequenos negócios familiares. Em 2024, o concurso conta com apresentação da Seara, Eisenbahn como cerveja oficial, patrocínio do Santander/Getnet, Coca-Cola e apoio da McCain, Zero Cal, Chandon, Reserva 51 e Piraquê, além do apoio institucional de S7 Coworking, IFSC, Mercure Hotéis, Abrasel NEOOH, Sympla e Boxnet. Confira abaixo cada um dos patrocinadores.

“O Comida di Buteco é uma celebração única da nossa cultura gastronômica e da força empreendedora do setor. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano desta parceria de sucesso, que democratiza o acesso a experiências inesquecíveis em todo o país.”, diz Bibiana Berg, head de Experiências & Cultura do Santander Brasil.

Ted Ketterer, Head De Marketing Da Coca-Cola Brasil completa dizendo que, “Como uma marca que há décadas está presente nas mais diversas experiências gastronômicas brasileiras, estamos animados em nos associar a um evento que celebra a essência dos butecos, lugares onde os sabores autênticos e as conexões genuínas se criam. Uma Coca-Cola bem gelada tem uma longa história de complementar a deliciosa comida de buteco, tornando cada momento compartilhado ainda mais especial”.

Foto:Quadradinhos Embruxados, petisco do boteco vencedor do concurso em 2023, Botequim das Flores.

Publicidade