Nesta semana recebemos para uma conversa Cláudia Rosa, a “rainha” dos investimentos em startups, que conta sua trajetória inspiradora: do corporativo à liderança no mundo dos investimentos anjo. Ela investe com “smart money”, participou do Shark Tank, e compartilha suas teses de investimento, focando em negócios em operação, com recorrência e, preferencialmente, com mulheres no comando. Cláudia destaca a importância da persistência, da adaptação ao mercado e do trabalho árduo, desmistificando o glamour da área. Ela investe em diversidade, com foco em mulheres e negócios do Nordeste, e projeta investir em mais 20 startups nos próximos dois anos, com especial atenção para Santa Catarina e Florianópolis. Em suma, uma verdadeira aula de empreendedorismo e investimento!
Há oito anos Cláudia fez na Ilha do Silício um dos meus primeiros investimentos. Foi na Startup Conpass, co-fundada por Ivan Biava, empreendimento que desenvolveu um sistema que guia usuários na utilização de softwares corporativos, o ‘customer experience’ (a soma de todas as interações que um cliente tem com uma empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda) e já impactou mais de 40 milhões de usuários em mais de 11 mil empresas, como Ambev, Stone e Locaweb.
Até hoje investiu em 132 empresas com média de 45K cada. Atualmente, 40 empresas estão investidas por ela.
De acordo com o mapeamento do Sebrae Startup SC, Florianópolis tem 676 startups, representando 42% dos 1.604 novos negócios inovadores de todo o Estado. O setor de TI na Capital soma 6.099 empresas, que faturam anualmente R$ 12 bilhões, empregam 38,4 mil colaboradores e geram uma receita de quase R$ 100 milhões em ISS.
Para saber mais sobre os planos de Cláudia Rosa, assista ao vídeo a seguir: