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CEO Summit Florianópolis: conselhos de quem alcançou o sucesso
18 de Março de 2013

CEO Summit Florianópolis: conselhos de quem alcançou o sucesso

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Troca de experiências entre pequenos e grandes empreendedores foi a marca da primeira edição do CEO Summit SC

Pessoas que encontraram na arte de empreender o sucesso para seus negócios. Enfrentaram barreiras, mas fizeram sua empresa dar certo e crescer. Líderes empreendedores participaram da primeira edição do CEO Summit Santa Catarina, realizado pela Endeavor e pela Ernst & Young Terco, em Florianópolis, último dia 13. O evento também marcou a chegada da Endeavor ao estado.

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A frente da Endeavor em Santa Carina, Marcos Mueller afirmou que “O degrau de cima de hoje é o dregau de baixo de amanha, e essa escada é do tamanho do nosso sonho.” Na abertura do evento, que contou com 550 pessoas, Marcos Quintanilha, sócio-líder da Ernst & Young para o Paraná e Santa Catarina, ressaltou a importância do encontro, que terá outras edições capitaneadas pelas duas organizações. “As mensagens estimulantes dos palestrantes mostram que, em todas as edições do CEO Summit realizadas pelo país, os empreendedores são aqueles que passaram por desafios e o venceram”. Dentre os assuntos abordados nos painéis, como empreendedorismo digital, nova geração de empreendedores e líderes empresariais catarinenses, o público pode ouvir dicas preciosas de como avançar no seu próprio negócio e alcançar o sucesso tão desejado. Edmur Polli, Rafael Biasotto, Sonia Hess, Moacir Marafon e Romero Rodrigues foram os painelistas da noite ao lado de mediadores como a jornalista e colunista do Diário Catarinense, Estela Benetti, o sócio da Ernst & Young Terco, André Viola, e o diretor de expansão da Endeavor, Leonardo Frade. Planejamento, clientes, satisfação, força de vontade e oportunidades foram algumas das palavras-chave que marcaram o evento e fizeram o público vibrar a cada dica. Edmur Polli (Tecnoblu) – Não subestime o planejamento Edmur Polli, sócio da Tecnoblu, acredita que parar e planejar é essencial para o sucesso do negócio. “No início o empreendedor se envolve muito na execução e deixa de lado o planejamento a longo prazo. Empreendedor que é empreendedor acredita que lá na frente vai ganhar, vai acontecer”, afirma. Ele acredita que, diante do seu trabalho, o maior aprendizado foi ter que parar, pensar e planejar para seguir adiante. Rafael Biasotto (Uatt?) – Busque se complementar Rafael Biasotto, sócio da Uatt?, conta que o maior desafio é conhecer suas limitações e buscar aquilo que possa complementar o trabalho para obter o melhore resultado. “Até você entender realmente no que é bom, leva um certo tempo”, opina. Rafael contou que a empresa entendeu que tinha como principais diferenciais a criação, idealização de produtos, comercialização e o conhecimento de mercado. Por ter esse foco, a terceirização é feita por meio de um agente na China e, como suporte, a Uatt? possui um depósito de operações. Sonia Hess (Dudalina) – Ser o próprio chefe não é fácil Sonia Hess, presidente da Dudalina e embaixadora da Endeavor, conta que quando a empresa é da família complica ainda mais, pois é necessário ter uma boa governança e um conselho bem estruturado. “É necessário trabalharmos sempre com muita cautela e organização. Um bom empreendedor faz as coisas acontecerem trabalhando muito”, afirma. Para Sonia, não há diferenças entre dia e noite, tudo se completa quando o assunto é empreender. Moacir Marafon (Softplan/Poligraph) – Ouça o cliente Moacir Marafon, presidente da Softplan/Poligraph, acredita que inovar não é só um diferencial, mas sim, essencial. Para ele, empreender não é criar um produto exclusivo, é necessário acreditar no produto em primeiro lugar. “Acredito que os clientes são a voz da empresa. É a resposta deles que precisamos para melhorar e seguir em frente. Saber se deu ou não certo quem diz é o consumidor final”, aponta. Romero Rodrigues (Buscapé) – Sem paixão não vale empreender Romero Rodrigues, empresário, fundador e principal executivo da Buscapé Company, garante que hoje está mais fácil de empreender diante das oportunidades que se tem. Para Romero, a competitividade tem aumentado e isso faz com que você sempre busque o melhor para sua empresa. “Propor vantagens para concorrer com empresários globais é essencial no empreendedorismo digital”, aponta. Quando o assunto é o momento de parar, Rodrigues afirma que é relativo, “se você é apaixonado e acredita no seu negócio e no sucesso dele, vá em frente, não desista”, declara. Confira algumas fotos do evento:

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