Publicidade
CCR se destaca entre as empresas comprometidas com a igualdade de gênero
15 de Abril de 2024

CCR se destaca entre as empresas comprometidas com a igualdade de gênero

Grupo foi reconhecido como uma das melhores empresas para mulheres trabalharem no Great Place to Work 2023

Publicidade

O Grupo CCR foi reconhecido como uma das principais empresas de médio e grande porte para mulheres trabalharem, segundo o Great Place To Work (GPTW) divulgado na noite da última quarta-feira (10/04).

Esta é a 1ª vez que a Companhia participa da categoria voltada especificamente para mulheres, destacando-se por suas políticas afirmativas para promover a inclusão feminina e aumentar sua representatividade em posições de liderança.

Publicidade

A empresa foi classificada para a seleta lista das organizações de grande porte mais comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo. Raquel Cardoso, vice-presidente de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional do Grupo CCR, primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria-executiva da Companhia afirma que, “Esta conquista é um reconhecimento do caminho que temos trilhado ao longo dos últimos anos para valorizar e incluir as mulheres em nosso ambiente de trabalho. Estamos comprometidos em construir um futuro mais justo e equitativo, no qual todas as pessoas, independentemente do gênero, raça ou qualquer condição, tenham oportunidades iguais para prosperar e alcançar seu pleno potencial”.

Mulheres na CCR

Ao longo dos últimos anos, o Grupo CCR tem colocado em práticas uma série de ações para ampliar a presença das mulheres em seus quadros de colaboradores, em especial em cargos de liderança. A Companhia e as suas plataformas de negócio em rodovias, mobilidade urbana e aeroportos oferecem vagas afirmativas, possuem parcerias com entidades educacionais para conscientizar sobre o tema, promovem capacitações profissionais e realizam campanhas de cadastramento de currículos.

Hoje, as mulheres representam 39% do quadro total de colaboradores do Grupo CCR. O Conselho de Administração possui duas mulheres entre os seus conselheiros e é presidido por uma delas. De 2022 para 2023, a Companhia ampliou de 25% para 43% a participação feminina em cargos de diretoria.

Nas áreas operacionais, 37% dos operadores de trens da Linha 5 – Lilás, operada pela ViaMobilidade, são mulheres. Periodicamente, o Grupo tem promovido cursos de formação e a contratação de mulheres como agentes de atendimento e segurança em suas estações de trens e metrô e para as áreas de manutenção dos seus ativos. Em aeroportos, 36% dos cargos de liderança já são ocupados por mulheres. Na plataforma de rodovias, 50% do quadro geral é composto por mulheres.

Sobre o ranking GPTW

Para apontar quais empresas cumprem políticas inclusivas e ações intencionais voltadas para as mulheres, o ranking Great Place To Work – Mulher 2023 é pautado em práticas efetivas contra a discriminação de gênero dentro do ambiente de trabalho.

Nesta edição, cerca de 70 empresas foram premiadas por cumprir os requisitos da “Lista Mulher” e comprovar a equidade de público feminino no quadro geral de colaboradores, cargos de liderança e alta gestão.

O ranking desenvolve uma avaliação baseada em acordos e redes internacionais, como a Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, da Organização das Nações Unidas, baseada na igualdade de gênero, o Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres), o relatório Women Business and the Law 2023, do Banco Mundial, e a agenda PEAS, do Mercosul.

Publicidade
Publicidade