Publicidade
NSC promove ações especiais para o Dia da Mulher
07 de Março de 2024

NSC promove ações especiais para o Dia da Mulher

Programação tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às profissionais e pautas femininas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Dia Internacional da Mulher, data simbólica celebrada em todo o mundo nesta sexta-feira (8), estimula um momento para refletir enquanto sociedade sobre os desafios e desigualdades que as mulheres ainda enfrentam.

E para contribuir com o movimento e fomentar a visibilidade das profissionais mulheres a NSC organizou uma programação especial para a data.

Publicidade

Em todos os veículos de comunicação da NSC, a voz das mulheres estará presente através de conteúdos especiais, dados e informações sobre a participação feminina na sociedade. Quem comanda a programação é a equipe de jornalistas e comunicadoras da NSC, que preparou reportagens especiais para demonstrar a força da mulher catarinense.

Conteúdo jornalístico de mulheres para mulheres 

Ao longo de todo o dia 8/03, a programação jornalística da NSC TV será comandada pelas mulheres da empresa. Para começar, o Bom Dia Santa Catarina, primeiro telejornal da emissora, será apresentado pela jornalista Eveline Poncio, com previsão do tempo de Rafaela Cardoso.

Na sequência, o Jornal do Almoço, que tem a programação segmentada por regiões, será apresentado exclusivamente por mulheres em todo o Estado – embora elas sejam as âncoras em grande parte das bancadas de telejornais da NSC TV. Em Joinville, Poliana Rodrigues assume a apresentação, tendo a companhia no horário de Laine Valgas, no JA de Florianópolis e Centro-Oeste; Patrícia Silveira em Blumenau; Letícia Ferrari no JA de Chapecó; e, em Criciúma, de Denise de Medeiros.

Após o JA, o Globo Esporte, programa esportivo da NSC, será apresentado por Cacau Corazza. Para fechar a programação, à noite, Eduarda Demeneck comanda o NSC Notícias, que traz um resumo das principais informações de todo o Estado.

A presença feminina vai além das apresentações em vídeo. As jornalistas da emissora prepararam conteúdos e reportagens especiais que ganharão espaço na programação. Logo no Bom Dia SC, uma reportagem produzida pela jornalista Eveline Poncio em parceria com a CBN Floripa vai focar na força de trabalho das mulheres catarinenses. O conteúdo destaca mulheres que ocupam cargos mais valorizados, antes preenchidos por homens, além de apresentar dados da participação feminina em diversos setores.

O primeiro jornal do dia também está exibindo ao longo da semana episódios da série “Força: substantivo feminino”, que traz histórias de mulheres de Blumenau. Ainda, a equipe de reportagem acompanhará ao vivo eventos e iniciativas gratuitas que acontecem na manhã do dia 8/03, em todas as regiões do Estado.

O Jornal do Almoço também ganhou conteúdos especiais — entre eles, uma reportagem sobre as necessidades de uma rede de apoio para mulheres. A matéria tem como objetivo mostrar à sociedade que a mulher não precisa dar conta de todas as demandas sozinha, e que pode contar com apoio para evitar sobrecargas.

Já no JA Blumenau, será exibida a série “Força: substantivo feminino”. Ao todo, serão cinco reportagens que mostram 40 mulheres que fizeram a diferença no desenvolvimento e na história da cidade — seja na economia, na história da colônia, na cultura, na saúde e no social. Essas personagens não se tornaram nomes de ruas, praças e monumentos, mas foram fundamentais para que a cidade se tornasse o que é hoje. O conteúdo é uma produção da Trilha Filmes.

Ao longo da semana, para homenagear as mulheres que acompanham o telejornal no Vale do Itajaí, o JA exibirá fotos e vídeos da audiência. Esses materiais poderão ser compartilhados através do WhatsApp da redação, junto com histórias emocionantes. Na sexta-feira, uma dessas mulheres terá a sua história contada ao vivo na programação do Jornal do Almoço.

No NSC Notícias você vai ver uma reportagem especial sobre o impacto da sobrecarga de trabalho na saúde mental das mulheres. A cada 10 pessoas diagnosticadas com ansiedade e depressão no ano passado no Brasil, sete eram mulheres, segundo um estudo de uma ONG nacional focada em questões de gênero. Ouvimos mulheres que “dão conta de tudo” e fazem jornadas duplas, em casa e no mercado de trabalho. Especialistas foram consultados e explicaram os perigos do acúmulo de tarefas e a importância do autocuidado.

Conteúdo especial também nas rádios e no digital

O NSC Total trará reportagens especiais nesta sexta. O avanço no direito das mulheres um ano após mudança na lei da laqueadura é uma das pautas, em uma reportagem que vai contar como as mudanças na regra para realização do procedimento mudou a vida de duas mulheres de SC.

Um perfil trará mais detalhes sobre a nova presidente do TRE-SC, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, que assumirá o cargo no dia 8. E, ainda, uma reportagem irá narrar a história de três mulheres que atuam na linha de frente no combate à dengue e como elas assumem o protagonismo em meio ao enfrentamento da epidemia.

A programação especial em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres também ganhará as rádios na sexta-feira. Durante todo o dia, a Itapema terá 24 horas de programação somente com vozes femininas. Já na Rádio Atlântida, em todas as regiões, o programa Cafezão tocará apenas artistas mulheres. Outras ações especiais também serão divulgadas na programação de rádio ao longo do dia.

Publicidade
Publicidade