Publicidade
Balneário Camboriú ganha uma das mais altas esculturas em madeira do mundo
14 de Dezembro de 2020

Balneário Camboriú ganha uma das mais altas esculturas em madeira do mundo

Twitter Whatsapp Facebook

A cidade de Balneário Camboriú receberá em janeiro de 2021 a inauguração do PZ Ecomall, espaço gastronômico sustentável que abrigará restaurantes de várias regiões de Santa Catarina e também do Brasil.

Para dar as boas-vindas ao novo empreendimento, o artista catarinense Cainã Gartner está trabalhando na construção de uma das mais altas esculturas em madeira do mundo: um panda de 10,80 metros de altura que será instalado em frente ao espaço. A ideia veio de uma tradição. Há cerca de 30 anos, o avô do artista produzia enfeites em madeira para a árvore de Natal, que eram vendidos em vários estados. O urso panda ganhava o destaque, no topo da árvore. “Eram peças feitas em série, baratas, por isso logo pararam de ser produzidas para dar lugar a outros projetos mais rentáveis”, lembra Cainã.

Publicidade

Nesse sentido, além da homenagem, o projeto também dá início à marca PNDA, que fará reproduções do boneco no estilo toy art, em madeira certificada, e estampas de uma série de produtos como roupas, acessórios e souvenirs.

 

Sobre a escultura

A peça está sendo construída usando apenas serras e parafusadeiras. Ao final, a escultura terá consumido 15 mil pedaços de compensado naval, cortados em pequenos retângulos, de forma abaulada, que são colados um a um para formar os membros, o tronco e a cabeça, e por fim, unidos por uma estrutura interna em ferro. Serão ainda consumidos em torno 50 mil parafusos, 30kg de cola e 45 litros de verniz à prova d’água.
 

Clique na galeria para ampliar as imagens:

Publicidade