2021: Cenários, Tendências, Insights | por Karyna Pereira, Estrutura de Comunicação

04 de Janeiro de 2021

A era dos conteúdos chegou

 

A comunicação é protagonista neste novo momento que estamos vivendo. Mesmo com todo o desafio de 2020 e com a qualidade da internet deixando a desejar em muitos lugares, a comunicação digital ganhou força. Não no formato que já existia. A comunicação também precisou se adaptar, reavaliando as diversas maneiras de se relacionar em um contexto completamente novo, com pessoas sensibilizadas e também mais voltadas ao coletivo, ao meio ambiente, ao consumo mais consciente. E nesse processo de entender o que o cliente está buscando, o marketing de conteúdo nunca fez tanto sentido, é um caminho sem volta.

Se antes víamos empresas no primeiro sinal de crise cortar os recursos da área de comunicação, agora estamos vivendo a era do investimento nos relacionamentos. Não basta ter uma rede social ativa, é preciso falar a mesma língua que o cliente, entregar conteúdos que façam sentido para ele, e que entreguem valor. Não se busca mais consumidores, mas, sim, fãs. Empresas que entenderam que este é o momento de virar a chave também na área da comunicação já saíram na frente.

A comunicação integrada, que englobe relacionamento com imprensa, clientes internos e externos, e também parceiros, atuando fortemente para fortalecer sua presença no mercado on, sem deixar de lado o off line, é o caminho a ser percorrido por marcas que realmente se importam com o seu público final.

Observa-se uma forte tendência em ampliar as frentes de comunicação. Mas isso não significa criar contas em todas as redes sociais ou publicar textos diários. É preciso entender onde seu público realmente está, o que ele busca, para então segmentar a comunicação da marca. Ou seja, não basta ter um SEO consistente ou campanhas bem estruturadas, é preciso mais. É preciso entender o que as pessoas querem saber da nossa marca, como esperam que a marca se comporte no mercado, o que gera valor e o que vai atrair o interesse pela compra do produto ou serviço.

Entender qual é o publico-alvo, conhecer profundamente as personas, relacionar-se de forma personalizada e entregar o que eles realmente buscam através de conteúdos autorais, consistentes e responsáveis, já é o presente das relações de mercado. As marcas não podem mais esperar passivamente serem encontradas, muito menos permitir que esqueçam delas. Com a enxurrada de informações que recebemos todos os dias, se as empresas não tiverem fãs, cairão no esquecimento no primeiro conteúdo de post blog bem escrito ou social post criativo gerado pela concorrência.

É por tudo isso que se pode dizer que a era dos conteúdos chegou e que é momento de se lançar na busca por fãs. Fãs dispostos a receber suas divulgações, a investir na sua marca, a defendê-la nas redes sociais e em seus grupos de convivência. Ao fortalecer seu relacionamento com a comunicação, as empresas estarão fortalecendo seus pilares e caminhando rumo a novas parcerias de valor e de resultados.

Karyna Pereira é jornalista, fundadora e CEO da Estrutura de Comunicação

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