2021: Cenários, Tendências, Insights | por Hermann Byron, Imagem da Ilha

16 de Dezembro de 2020

2021 – o ano que já começou

 

Hermann Byron Neto é carioca, mas manezinho desde 1993, quando mudou-se para Florianópolis em busca de uma cidade mais calma para residir com a família. 
Publicitário de formação, morou na Califórnia (Estados Unidos) por seis anos, e, ao retornar para o Rio de Janeiro, atuou na Arqui Comunicação e Dia Design. 
Em sua mudança para a capital catarinense, atendeu as contas de publicidade das empresas Cecrisa e Souza Cruz, pela MPM. Em 1995, em busca de uma segunda opção de negócio, Byron fundou o Jornal Imagem da Ilha, periódico impresso quinzenal com distribuição na área nobre de Florianópolis. 
O Imagem da Ilha circulou na cidade até maio deste ano (2020), mês em que completou 25 anos. Em um ano desafiador e cheio de surpresas, o portal www.imagemdailha.com.br ganhou total atenção, tornando-se o carro-chefe da marca.

2021 – o ano que já começou

Depois de dias e meses conturbados, 2020 chega ao seu final. 

Com ele, fica pra trás uma tristeza pelo que poderia ser, e não foi. 

Empresas que começaram o ano já cambaleantes em função da crise político-econômica,  ou se readequaram fazendo o downsizing e/ou merging com afins,  ou, simplesmente, fecharam. Para 2021, a incógnita do “novo normal'' é grande.

Nós, do Jornal Imagem da Ilha, optamos por enxugar e encolher, mas, ainda assim, buscar o crescimento. Em maio, quando o jornal completou 25 anos de existência, para a tristeza de muitos, decidimos parar a rodagem do impresso. Como estávamos no auge da pandemia quando o jornal era entregue nos condomínios, os zeladores ficavam com receio de manuseá-lo.

Então, partimos em busca da solução. A fórmula foi utilizar a criatividade no ambiente virtual, onde estamos presentes desde 1999 com o Portal Imagem da Ilha (www.imagemdailha.com.br), envolvendo os colunistas e a equipe do jornal. No início de abril, quando a pandemia acabava de chegar ao Brasil, o Portal teve 5.456 usuários/mês, e, no final de outubro, chegamos a 11.670 usuários/mês orgânicos. Estamos chegando em 2021 com um crescimento significativo.

Com isso, vamos buscando um norte para o novo ano. Acreditamos que o sucesso das empresas pode estar onde sempre esteve. Mesmo com todos os avanços digitais e a relação empresa-consumidor em evolução, o norte está e sempre estará na satisfação do consumidor, com serviços ou produtos. A antiga máxima prevalece: o cliente precisa ficar encantado com o que recebe. E, para conquistá-lo, ele deve ser o principal foco, em qualquer empresa. 

Acredito que, para 2021, as empresas que se preocuparem em encantar os seus clientes atuais os fidelizarão, e ainda serão referenciadas por eles para outros consumidores. Este será o nosso norte: surpreender sempre, encantar sempre, inovar sempre! São os atributos básicos para o começo de ano. 

No mais, como não poderia deixar de ser, é a gestão do fluxo de caixa em momentos tão adversos.

Me despeço por aqui desejando a todos um ótimo Natal e um próspero Ano Novo!

Saudações

Hermann Byron - Diretor Geral, Jornal Imagem da Ilha | Portal Imagem da Ilha

Notícias Relacionadas