2021: Cenários, Tendências, Insights | por Clarissa Antunes, Vocali

11 de Dezembro de 2020

Em momentos de crise como o que vivemos é normal a comunicação ganhar holofotes e atrair setores que até então não davam tanta importância.

 

Caro leitor,

Desde os primeiros anos de vida o AcontecendoAqui compartilha nesta época uma Retrospectiva do ano e as Expectativas para o próximo. Desta vez, vamos levar para a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes  e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Mostraremos as tendências, os cenários e desafios na visão de quem mete a mão na massa. 

Ao longo de dezembro, diariamente, publicaremos conteúdo gentilmente preparado para os leitores do  AcontecendoAqui, por profissionais que têm relevância no cenário catarinense do Marketing e da Comunicação.

A direção de arte das imagens utilizadas nas ´séries do AcontecendoAqui é do premiado publicitário Edu Borges.

Hoje, 11 de dezembro, o depoimento da jornalista Clarissa Antunes - Co-founder e Diretora Executiva Vocali, de Florianópolis. 

Abraço a todos!

Jailson de Sá
Editor

 

As pessoas

Depois de um ano como 2020 dá uma certa apreensão falar sobre o que vem, né? Mas, brincadeiras a parte, acreditamos que 2021 será melhor como um todo, e também na área de comunicação e marketing - ainda mais que este ano, que já foi extremamente positivo para a Vocali. Crescemos 40%, aumentamos nossa base com clientes estratégicos e fortalecemos nossa atuação em endomarketing e employer branding, ou seja, somos um hub completo de comunicação empresarial - seja via PR e assessoria de imprensa, seja com conteúdo digital ou em comunicação interna.

Mais do que nunca o marketing deve ser focado nas pessoas e nas relações interpessoais, precisa ter um propósito e não pode ser desconectado da realidade - que foi alterada nos últimos meses. A gente sabe que muitas marcas saíram fortalecidas da crise, em compensação outras tiveram sua imagem e reputação fortemente abaladas - talvez por terem ignorado essa mudança de paradigmas e também a relação cliente X marca - que já vem ocorrendo há algum tempo, aliás.

O consumidor está cada vez mais exigente, conectado e consciente. E marcas não podem mais passar por cima disso. Valores importam, pessoas importam. A cultura precisa estar clara dentro das empresas para então ser passada para o lado de fora (colaboradores e clientes). A comunicação e o marketing precisam estar atentos a isso e saber passar a mensagem - tanto interna quanto externamente. 

Com o distanciamento social e as pessoas estando mais em casa e menos na rua, o digital passou por um boom, e-commerces explodiram, e a necessidade de marcar presença e chamar a atenção do consumidor no ambiente virtual também cresceu. Por isso, o conteúdo digital é mais importante que nunca. Triplicamos nosso número de clientes de inbound marketing em 2020, e a tendência é seguir crescendo no próximo ano. 

Em momentos de crise como o que vivemos é normal a comunicação ganhar holofotes e atrair setores que até então não davam tanta importância. Vivemos um primeiro semestre intenso, dando todo o apoio e suporte que nossos clientes precisaram. O segundo semestre, com a situação um pouco mais clara, foi de consolidação e de fortalecimento de relações. Imaginamos que o primeiro semestre de 2021 seja parecido - com empresas ainda no modelo híbrido, com marcas preocupando-se com o bem estar dos colaboradores e clientes e com clientes cada vez mais atentos a posicionamentos e valores. E nossa missão é dar voz a estas empresas, ao que elas defendem e o que almejam - tanto para o público interno quanto externo.

Clarissa Antunes - Co-founder e Diretora Executiva Vocali

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