As estratégias de marketing para os próximos anos precisam levar em consideração a personalização da comunicação, otimização de campanhas e a experiência do usuário.
Os recursos tecnológicos e as inovações recorrentes são impulsionadores de mudanças que geram resultados mais expressivos e condizentes.
Por isso, confira as tendências e como usar as inovações para transformar as práticas no marketing digital. Após as nossas dicas, veja como fazemos.
O que esperar no futuro do marketing digital?
A Inteligência Artificial é uma ferramenta cujo uso está sendo ampliado, em diversos ramos e setores. Integrada às estratégias do marketing, revoluciona a forma como empresas se comunicam e interagem com seus clientes e consumidores.
Não há dúvidas de que o futuro do marketing digital será a integração da IA para alcançar SEO leads e resultados melhores, personalizados e eficientes. A tecnologia se molda para oferecer soluções inovadoras e eficientes.
A IA analisa um grande volume de dados para identificar padrões e favorecer as estratégias para um segmento específico.
Também é capaz de contribuir na eficiência operacional e satisfação dos clientes, proporcionando foco na inovação e criatividade. Essas características aumentam a fidelidade do consumidor à marca.
Integrar IA às estratégias do futuro do marketing digital transforma a maneira como uma empresa se comunica e atua no mercado atual. Confira as principais tendências e inovações na era da IA:
Personalização em massa
Não há como falar no futuro do marketing digital sem mencionar o uso da IA na personalização em massa. De maneira geral, analisar um grande volume de dados possibilita criar materiais para cada segmento ou público.
O recurso identifica padrões de comportamento para criar experiências personalizadas, como sugestão de produtos ou serviços com base no histórico de compras ou interesse. Permite adaptar ofertas e comunicações para que a jornada de compra seja única para cada cliente.
Quer um exemplo? Sabe os filmes ou séries que ficam agrupados como recomendações para você? É a plataforma de streaming usando os algoritmos de IA para personalizar essas recomendações.
Essa prática aumenta, significativamente, a retenção e fidelização de clientes.
A personalização em massa melhora a experiência do usuário e aumenta a taxa de conversão, por trazer conteúdos e promoções direcionadas às suas necessidades. Além de contribuir para que as interações sejam mais significativas.
Chatbots e assistentes virtuais
Imagem de picjumbo.com no Pexels
Atendimento disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana só é possível com o uso de chatbots e assistentes virtuais. Podendo executar tarefas complexas, essa solução é o auxílio que seu cliente precisa de forma rápida e eficiente.
Muitas vezes precisamos apenas tirar uma dúvida comum, como saber o processo de devolução de um item. Ao invés de passar horas em uma central telefônica, os chatbots trazem a resposta em segundos, contribuindo para acelerar a jornada de compra dos clientes.
Essa ferramenta também pode ser usada para coletar leads e qualificar oportunidades de negócio.
Campanhas automatizadas
Já pensou na possibilidade de criar artigos, posts para as redes sociais, imagens ou vídeos com a IA? Embora seja uma tendência, essa realidade já está sendo muito usada nos dias atuais, e crescerá nos próximos anos.
No marketing digital do futuro, o trabalho manual será reduzido já que as campanhas serão automatizadas e realizadas em grande escala.
Hoje há uma série de ferramentas que permite segmentar a audiência e enviar notificações, como e-mails, personalizados de maneira automatizada.
Especificamente na criação de conteúdo, a IA oferece recursos que podem melhorar a qualidade do material produzido.
A edição de vídeos com Inteligência Artificial é uma realidade que traz inovação, acessibilidade e eficiência. Ao invés de passar horas selecionando cenas e cortes, baseada em diretrizes, a tecnologia realiza esse trabalho maçante e repetitivo.
É claro que tudo que é criado por um recurso tecnológico precisa ser revisado por um ser humano. Os algoritmos dos buscadores estão cada vez mais sofisticados para encontrar e reduzir o ranqueamento de conteúdos produzidos com IA.
Otimização em tempo real
Use a IA para analisar dados históricos e identificar padrões para prever comportamentos futuros e otimizar ações em tempo real. À medida que uma campanha não esteja surtindo o efeito esperado, adéque-a para maximizar os resultados.
A análise preditiva garante a criação de experiências relevantes com base em dados coletados anteriormente. O uso da IA no futuro do marketing digital garante economia de tempo e alinha as estratégias às expectativas e necessidades de cada pessoa.
Uso de inovações tecnológicas e futuras no uso da IA
Imagem de XR Expo no Unsplash
A última das tendências do futuro do marketing digital são as soluções para criar experiências de compra imersivas. Estou falando sobre a realidade aumentada e virtual.
O uso desses recursos capta a atenção do consumidor de maneira inovadora. Afinal, permite que visualizem os produtos em um ambiente virtual, antes de decidir por efetivar a compra.
A realidade aumentada faz com que os consumidores possam analisar o produto em seus próprios ambientes. É o ato de usar a câmera do celular apontada para sua sala para analisar se o sofá dos sonhos realmente se encaixa no ambiente.
Já a realidade virtual se trata de uma experiência que transporta o usuário para outra realidade. Como, por exemplo, usar óculos de realidade virtual para experienciar um passeio por uma grande cidade, ou jogar um jogo online.
O futuro do marketing digital é bastante amplo com novas aplicações de IA surgindo a cada dia.
Fato é, empresas que já observaram essas tendências, começam a obter vantagens competitivas e atingem melhores resultados.
Como a IA nos ajuda a otimizar nosso tempo
Como uma agência de marketing, focada na otimização de conteúdos SEO, a IA nos ajuda de diferentes formas. Mas, é importante destacar que a utilizamos apenas como auxiliadora de nossas estratégias.
Afinal, temos uma equipe de especialistas em marketing de conteúdo que faz desde a análise estratégica até a avaliação de resultados, bem como também redatores que criam conteúdos únicos e humanizados. Ou seja, usamos a Inteligência Artificial com moderação e de forma a auxiliar nossa equipe.
Veja como, com alguns exemplos abaixo:
Ideias de conteúdos
Muitas ferramentas de IA ajudam na criação de pautas, com ideias de temas e o conteúdo como um todo. É fato que a Inteligência Artificial entrega conteúdos prontos, porém, você já deve saber que o Google penaliza a publicação de textos feitos pela IA.
Portanto, sabendo que os conteúdos devem ser escritos por humanos, em alguns casos, a utilizamos como uma base de ideias. Além do título e tópicos abordados, também usamos a tecnologia para obter ideias de título SEO e descrição de meta, palavras-chave e outros.
Verificação ortográfica
“Errar é humano”, certo? Por melhor que um redator seja com a escrita, gramática, ainda assim pode cometer alguns erros. Para driblar o tempo dedicado com revisão ortográfica, a IA tem se mostrado uma ótima auxiliadora. Basta escolher uma das ferramentas, colar o conteúdo nela e passar pelo verificador para corrigir o que for preciso.
Otimização/atualização de conteúdos
Ao otimizar um conteúdo já postado, sempre aproveitamos para atualizá-lo também. Assim, inserimos informações novas, atualizamos dados antigos e adicionamos palavras-chave sinônimas relevantes.
Mas, para otimizar esse tempo, também podemos usar a IA, embora não seja algo muito comum, em alguns casos aproveitamos essa tecnologia. Com isso podemos entregar um conteúdo mais completo, atualizado e rico em técnicas de SEO em menor espaço de tempo.
É importante informar que a nossa equipe possui anos de experiência e por isso não é muito comum utilizarmos a Inteligência Artificial. Mas, como ela otimiza tempo, em alguns casos fazemos uso, sempre cuidando para que a entrega final do projeto tenha sido revisada pela equipe de revisores, confirmando sua autenticidade e humanização.
Então, diz aí, seu negócio já está por dentro das tendências e preparado para usufruir os benefícios das aplicações da IA no futuro do marketing digital?
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