Eventos sociais são reconhecidamente ótimas oportunidades para conhecer novas pessoas e ampliar a área de contato. Mas, como os eventos de marketing impactam positivamente as empresas que participam?
Reunir pessoas, seja de maneira formal ou informal, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.
No âmbito comercial e empresarial, essa é uma ocasião favorável para expor produtos e serviços, se conectar com o público-alvo e fortalecer a marca. Mas, os eventos não são bons apenas para exposição de produtos e serviços.
Na minha experiência, já que trabalho com Marketing de Conteúdo, com foco no tráfego orgânico, os eventos abrem portas para parcerias. Além disso, permitem estabelecer ainda mais autoridade para as marcas.
Sem contar nas dicas, contadas por meio de experiências dos palestrantes, que ajudam no crescimento pessoal, profissional e da marca. Então, não importa qual seja o seu nicho de atuação, participar de um acontecimento assim, favorece conexões importantes entre empresas e profissionais.
Portanto, se você quer criar conexões verdadeiras e atrair clientes em potencial, entenda as vantagens e por que sua empresa deveria investir em eventos de marketing 2024.
O que faz os eventos de marketing serem tão importantes?
O marketing de eventos deve ser estipulado para ampliar a interação direta com o público-alvo, construindo uma lista de leads qualificados capazes de serem convertidos em relacionamentos fortes e duradouros.
Esses eventos oferecem uma experiência única, gerando amplo retorno sobre o investimento implementado.
De maneira geral, pela minha experiência vivenciando e observando outras marcas, as vantagens que as empresas têm ao investir em eventos de marketing compreendem:
1. Fortalecimento de marca
De fato, quanto mais sua marca for conhecida, maior será sua força no mercado. Os eventos são estratégias que intensificam a presença do negócio em determinado nicho de mercado.
A presença em eventos de marketing oferece ao consumidor ou possíveis clientes uma vivência imersiva. Para se destacar não basta apenas estar presente, é preciso criar uma experiência inovadora e memorável para que a marca seja constantemente lembrada.
Como dizem, nada é melhor para um negócio do que a indicação de seus próprios consumidores. Em eventos de marketing, você pode convidar clientes ou parceiros de negócio para expressar suas percepções sobre o negócio.
Além disso, pessoas que participam de eventos tendem a falar sobre o assunto para outras pessoas. Nesse cenário, se a experiência for realmente surpreendente, a marca se expande ao mercado.
2. Expandir a rede de contatos
Imagem de rawpixel.com no Freepik
Participar de um evento de marketing estreita os relacionamentos com consumidores, fornecedores e demais parceiros de negócios.
A interação social e o contato pessoal oportunizam um envolvimento mais aprofundado e genuíno. A conexão informal, com conversas leves e descontraídas estimula vínculos emocionais, um grande diferencial para sua marca e organização.
Negócios são feitos entre pessoas. E, como tal, a aproximação com o público eleva o poder de influência da marca.
3. Lançamento de novos produtos ou serviços
Os eventos de marketing são usados há muitos anos para o lançamento de novos produtos ou serviços. O objetivo é mostrar a novidade para possíveis clientes, imprensa, colaboradores e investidores.
Diferentemente de criar um lançamento específico, usar um evento para anunciar um novo produto ou serviço tem um custo muito menor.
Por atrair um público diversificado, a visibilidade e exposição é muito maior. Outro grande benefício é receber opiniões e reações em tempo real, criando maior engajamento e curiosidade quanto às características e benefícios.
Para isso, novas tecnologias são usadas para transformar a experiência em eventos de marketing, como a interação com realidade aumentada, a realidade virtual e a inteligência artificial.
4. Impulsionar as vendas e efetivar acordos comerciais
Imagem de Alena Darmel no Pexels
Não há como negar que a interação facilita e contribui para que vendas e acordos comerciais sejam concretizados.
Quando as negociações podem ser realizadas pessoalmente e em tempo real, as transações são baseadas na credibilidade e confiança. Muitas vezes, empresas que participam de eventos de marketing podem oferecer propostas mais vantajosas, como melhores preços e condições de pagamento.
Além disso, os possíveis clientes podem, facilmente, tirar dúvidas sobre os produtos ou negócios e realizar compras mais conscientes. Esse fator potencializa as vendas e reduz os custos com pós vendas.
E o evento de marketing digital?
Nos últimos anos houve uma revolução na maneira como as pessoas estão interagindo, com um crescimento significativo do marketing digital.
Eventos online tornam a marca mais conhecida, expande o público para outras localidades, aproxima e facilita a comunicação, aumenta a interação e engajamento, a oferta de produtos e serviços, o faturamento, e consolida a empresa no mercado. Tudo isso a um custo muito mais baixo que um evento presencial.
Os eventos de marketing digital não têm barreiras geográficas, consequentemente, fica fácil encontrar clientes potenciais.
Um evento online requer uma narrativa envolvente, que desperte a curiosidade e a percepção de valor do consumidor. Cada evento precisa ser único e estrategicamente elaborado.
Seja presencial ou digital, participar de eventos é extremamente vantajoso para qualquer tipo de empresa ou segmento. Já participei de grandes eventos, como o famoso Festival de Cannes Lions, Brighton SEO, Web Summit, entre outros. Ambos contribuíram para meu aperfeiçoamento pessoal e profissional, em minha agência de marketing.
Minha experiência com eventos – como profissional e de forma pessoal
O Cannes Lions é um festival que sempre está se reinventando, puxando discussões até à frente do seu tempo. Comecei a frequentá-lo em 2011, preparando inscrições de diferentes agências brasileiras e contribuindo para que trouxesse muitos leões para nosso país.
Já em 2012 estava lá representando o Estadão, além de criar conteúdos com dicas em 4 edições do “DescompliCannes”. Desde então, ofereci consultoria para diferentes agências e grupos globais, como JWT, Landor e outras.
Atualmente, trabalho com clientes de vários nichos e, não somente com o Festival de Cannes Lions, mas como também por meio de outros eventos que participo, consigo agregar mais valor à minha pessoa, como profissional, e contribuo com o sucesso dos clientes.
Portanto, o conhecimento oferecido, que obtenho nesses eventos, é fundamental para um todo. A minha experiência só mostra o quão é importante estar lá, fazer conexões, aprender e se desenvolver.
Como fazer um evento de marketing on-line de sucesso
Se você quer fazer um evento de marketing on-line e atrair muitos participantes, a minha dica é: invista em estratégias de Marketing de Conteúdo. Além de divulgar o seu evento nas redes sociais, crie conteúdos atrativos em seu portal.
Nós temos experiência na criação de conteúdos sobre eventos pelo mundo todo e podemos afirmar que eles são atrativos. Ou seja, nossos clientes conseguem atrair boa audiência para seu portal por meio das técnicas de SEO que implementamos.
Inserimos palavras-chave relevantes ao conteúdo de forma natural e links pertinentes. Também fazemos CTAs (Call to Action), ou chamadas para ação, criando frases e adicionando o link para o formulário do evento.
Além disso, o conteúdo é estrategicamente desenvolvido para divulgar as vantagens em participar, bem como detalhes em geral. Isso tem ajudado muitas marcas no mercado, de diferentes nichos.
Agora que você já conhece os benefícios de participar de eventos de marketing, que tal implementar essa importante estratégia de negócio agora mesmo? Converse com uma agência de marketing e alavanque o alcance da sua empresa.
Foto do topo: Unsplash