Publicidade
De Felipe Coelho a Samuel Rosa na agenda cultural comentada da semana
24 de Julho de 2025

De Felipe Coelho a Samuel Rosa na agenda cultural comentada da semana

Com músicas que vão de Felipe Coelho a Samuel Rosa, a agenda cultural da semana está variada e repleta de informações para você se divertir. Acompanhe.

Por Entretenimento 24 de Julho de 2025 | Atualizado 24 de Julho de 2025

Agenda Cultural Comentada

De 24 a 30 de julho de 2025

Crédito da imagem em destaque: Clarissa Herrig. De Felipe Coelho a Samuel Rosa na programação. Acompanhe!

De Felipe Coelho a Samuel Rosa

Publicidade
Versões reinventadas de nomes como Ray Charles, Frank Sinatra e Michael Bublé estão no set list do guitarrista e compositor Felipe Coelho que apresenta com o seu trio, nesta quinta-feira (24), a partir das 19h30, a Noite de Jazz no Pátio Milano. O trio também apresentará releituras jazzísticas de ícones do pop como Maroon 5, Michael Jackson e Jamiroquai.  | Crédito da imagem: divulgação.
O mês do Rock está acabando e o Hard Rock Cafe Florianópolis preparou uma semana especial para encerrar as comemorações. De 24 a 27 de julho, a casa recebe seis shows ao vivo que passeiam pelo pop, rock, soul, R&B e flashbacks. Os destaques ficam por conta das apresentações da banda 3 a Fio, na sexta-feira (25), e da DNA Groove, no sábado (26). Programação completa no @hrcflorianopolis.
Ainda sobre Rock e jazz… as canções dos Beatles ganham novas versões no Sexta Jazz AF de julho. Embora os Beatles sejam até hoje reverenciados como a maior banda rock inglesa de todos os tempos, o jazz influenciou a obra do quarteto de Liverpool de algumas maneiras — seja pelos covers de alguns standards do jazz que eles faziam ainda no começo da carreira ou nos elementos jazzísticos nas composições dos últimos álbuns. Para quem é fã dos dois, nesta sexta-feira (25), o Especial Beatles in Jazz começa às 20h, no piso G2 do Villa Romana Shopping. O evento é gratuito e promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis.
O show musical “Rezo”, das musicistas Bárbara Kristensen, Marcela Backer e Natália Pereira, vai circular por cinco cidades catarinenses. A começar por Imbituba, na sexta-feira (25), na Biblioteca Pública Cônego Itamar Luiz da Costa, às 19h, depois Florianópolis, no sábado (26), no Espaço Pedro Saraiva de Cultura, às 18h30. Em agosto, o projeto chega a Joinville (13), Balneário Camboriú (16) e Canelinha com data a confirmar. O trabalho autoral é inspirado em saberes populares transmitidos por gerações de mulheres. Todos os shows têm entrada gratuita e acessibilidade em libras.  | Crédito da imagem: Clarissa Herrig.
Como se dá o procedimento de construção da verdade? É a verdade um ponto de vista? É o ator um manipulador da verdade? Esses e outros questionamentos serão abordados no espetáculo ‘Protocolo Grace’. O monólogo, realizado pela Duo Dellarte Cia. Artística e Política Nacional Aldir Blanc, é estrelado pela atriz e dramaturga Melize Zanoni e estará em cartaz no Auditório do Porto de Itajaí, no sábado (26) e domingo (27), às 19h. A entrada é gratuita  e os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes do espetáculo.
A Feira da Estação, evento já consolidado no calendário cultural de Blumenau, será neste domingo (27), das 9h às 17h, na Estação Unifique, ao lado da Prefeitura Municipal. Com uma programação recheada de música, gastronomia, oficinas e entretenimento infantil, o evento promete atrair famílias, turistas e amantes da cultura local. Ao longo do dia, cerca de 45 expositores apresentarão uma diversidade de produtos artesanais, delícias culinárias e itens exclusivos que valorizam o trabalho autoral e o empreendedorismo da região. Em caso de chuva, a feira será cancelada.
A maior mostra de João Paulo Queiroz no Brasil, o projeto “TERRA MAR TERRA” terá uma exposição dupla: no Museu da Escola Catarinense (Florianópolis, SC) e na Divisão de Artes Plásticas (Londrina, PR). Na capital catarinense, a abertura da exposição coincide com a terceira edição do evento REDE VISÍVEL, em 28 de julho. Já em Londrina, a abertura ocorrerá em 05 de agosto. Com curadoria assinada por Jociele Lampert, ph cavallari e Danillo Villa, a mostra compreende trabalhos oriundos de dez séries de pinturas realizadas pelo artista português entre 2009 e 2024. Ambos os eventos contarão com a presença do artista e da produção que é de Ronaldo de Oliveira e do Estúdio de Pintura Apotheke.
Estão abertas as inscrições para participar do Bloco Filhas e Filhes de Eva. O novo ciclo de formação musical em sopros e percussão será de agosto a novembro de 2025, em Florianópolis. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, que vai até o final de julho por meio do formulário. A formação é voltada para mulheres e pessoas não-binárias, nos instrumentos como saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, caixa, surdo, tamborim, agogô, entre outros. As aulas serão realizadas à noite, em dois dias e locais diferentes da cidade: as aulas de instrumentos de sopro ocorrem às segundas-feiras, no Bugio Centro, no Centro Leste da cidade e as aulas de percussão às terças-feiras, no Sapateco, no Campeche. Não é preciso ter experiência prévia, apenas levar seu instrumento.
Quem traz outras oficinas super bacanas para Florianópolis é o grupo Os Geraldos de São Paulo. A trupe chega a Florianópolis para duas apresentações teatrais – já lotadas – do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, nos dias 30 e 31 de julho, no TAC. O grupo vai participar do próximo Conversas Culturais, mas fica aqui o registro das oficinas que compõem a proposta de residência artística do grupo. As atividades, que vão desde noções técnicas, passam por música e ensaios, são gratuitas e acontecem entre os dias 29 e 31 de julho. As vagas são limitadas e o formulário está disponível no @osgeraldosteatro. A Eletrobras apresenta e patrocina a circulação do espetáculo pela região Sul.  | Crédito da imagem: João Caldas/Divulgação.

Ó QUE BACANA

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Mauricio de Sousa, iniciativa da Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA) que reconhece as melhores práticas do setor de entretenimento no Brasil. Considerado o “Oscar do Entretenimento”, o prêmio visa valorizar projetos criativos, inovadores e sustentáveis presentes em atrações turísticas, parques de diversões e centros de entretenimento familiar, sejam eles fixos ou itinerantes. Nesta edição, empresas associadas à ADIBRA e ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) podem inscrever seus projetos entre os dias 22 de julho e 20 de outubro, exclusivamente pelo site do Prêmio.
Schwanke, artista joinvilense, uma das mais importantes representações de Santa Catarina que está inserido na história da arte brasileira, desponta neste momento em três exposições simultâneas, realizadas em três cidades diferentes: “Sintomas do Agora”, no Instituto Collaço Paulo – Centro de Artes e Educação, em Florianópolis (SC), “Cidade Máquina – Subjetividades em Estado Industrial”, em Joinville (SC) e “Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil”, em São Paulo (SP), está até o dia 4 de agosto.  | Crédito da imagem: NProduções.
O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 se une ao Festival de Málaga, na Espanha, para as inscrições do novo Prêmio Ibershorts. O FAM é um dos 29 festivais convidados de 21 países ibero-americanos — sendo cinco festivais brasileiros —, que aparece na lista divulgada pela organização do festival espanhol.

Visibilidade

Segundo o comunicado, o inédito Prêmio Ibershorts é uma parceria do Festival de Málaga com o Festhome, que tem como objetivo promover, dar visibilidade e reconhecimento a curtas-metragens de ficção e animação produzidos na Ibero-América. O FAM, assim como os outros 20 festivais parceiros, irá inscrever até dois filmes premiados na edição deste ano, até 30 de novembro; sendo um vencedor pelo Júri Popular e outro pelo Júri Oficial. Os filmes inscritos passarão por uma curadoria e, ao fim, cinco curtas-metragens serão selecionados e exibidos na 29ª edição do Festival de Málaga, que será realizada de 6 a 15 de março de 2026.

PROGRAME-SE

A Orquestra de Baterias de Florianópolis realiza sua 12ª edição no dia 16 de agosto de 2025, às 15h, com o retorno simbólico ao seu endereço de origem: o Largo da Catedral Metropolitana, no coração da capital catarinense. O maior evento do gênero nas Américas e o único no mundo a acontecer anualmente, sem interrupções desde 2013, a Orquestra de Baterias de Florianópolis deve reunir mais de 300 bateristas de todas as idades e regiões do Brasil. O evento é gratuito e transforma o Centro da cidade em palco coletivo, unindo formação musical, cultura urbana e impacto direto na economia criativa local.  | Crédito da imagem: Toia Oliveira.
Depois de dois anos longe dos palcos catarinenses, o Ilusionista Maicon Clenk está de volta a Florianópolis com “O Grande Show de Mágica”, espetáculo que marca os 20 anos de sua linguagem artística autoral: o Teatro Ilusionista. As apresentações ocorrem de 14 a 16 de novembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC), e os ingressos já estão disponíveis.
Samuel Rosa segue viajando o Brasil com a nova turnê “Samuel Rosa Tour” e, no dia 13 de dezembro, Florianópolis receberá o cantor mineiro no palco do Stage Music Park. A noite também terá a apresentação da banda Papas da Língua, com sua turnê de comemoração de 30 anos. O show de Samuel traz algumas das músicas do álbum novo, “Rosa”, como o primeiro single lançado “Segue o Jogo” e “Rio Dentro do Mar”, primeira faixa a ganhar um clipe. A elas vão se juntar composições próprias, que foram sendo lançadas durante os últimos 30 anos. Os ingressos estão disponíveis pelo link.
Envie sugestões para [email protected].

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter