Agenda Cultural Comentada
De 7 a 13 de maio de 2026
A produção catarinense Edifício Bonfim chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7) misturando terror, fantasia e lendas urbanas de Florianópolis. Rodado inteiramente na Capital Catarinense, o longa transforma cartões-postais como a Lagoa da Conceição e a Ponte Hercílio Luz em cenário para histórias de bruxas, monstros e assassinatos misteriosos. A estreia da diretora Ligia Walper em longas para cinema já chega premiada: o filme levou os troféus de melhor longa brasileiro e melhor atriz para Gabi Petry no Djanho Fantástico Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Outro detalhe que deve conquistar o público local é a trilha sonora assinada por Carlos Trilha e Murilo Valente, com músicas de Dazaranha. Em Floripa, o filme fica em cartaz na sessão das 11h15, no Paradigma CineArte. Saiba mais na matéria.
A artista Giovana Tartas apresenta sua primeira exposição individual nesta quinta-feira (7), na Fundação Cultural Badesc. Intitulada Antes de Voltar a Terra, a mostra reúne pinturas e cerâmicas inéditas inspiradas nas memórias rurais da infância da artista no Norte do Rio Grande do Sul. Longe da ideia romantizada do campo, a exposição propõe reflexões sobre trabalho, deslocamento e transformação da paisagem rural brasileira. A abertura ocorre às 19h, com entrada gratuita.
A banda mineira Lamparina lança nesta quinta-feira (7) o single “Apaga a Luz”, parceria com Karol Conká. Misturando pagodão baiano e rap, a faixa antecipa o álbum “Delírio Coletivo”, projeto que propõe reflexões sobre saúde mental, liberdade e comportamento social. Com clima de pista e refrão contagiante, a música chega às plataformas com forte potencial de hit.
Depois de movimentar Porto Alegre, o projeto Arq.Conexão desembarca pela primeira vez em Florianópolis nesta quinta-feira (7), ocupando a Casa Hurbana. Idealizado pela arquiteta Bianca Tomasel, o encontro aposta em conversas sobre arquitetura, experiências e conexões criativas entre profissionais do setor. A proposta é reunir nomes ligados ao universo do décor e do design em um ambiente mais próximo e colaborativo, uma tendência que vem ganhando força nos eventos criativos do Sul do país. As inscrições podem ser feitas via Sympla.
O legado de Hassis começa a ser celebrado oficialmente nesta sexta-feira (8), com o lançamento do projeto Hassis 100 Anos, no Teatro Álvaro de Carvalho. A programação marca o início das homenagens ao centenário do artista catarinense, que será celebrado ao longo de 2026 com sete exposições e ações culturais. A noite terá participação das filhas do artista, Leilah Corrêa Vieira e Luciana Paulo Corrêa, além do espetáculo “Hassis – Ainda há tempo…”, apresentado pela Companhia de Dança da Universidade Federal de Santa Catarina. A apresentação promete traduzir em movimento a força poética e política da obra de Hassis. A entrada é gratuita e o link para retirada de ingressos está disponível na bio do perfil @fundacaohassis. | Crédito da imagem: Acervo Fundação Hassis.
A Orquestra Prelúdio celebra 15 anos de trajetória com um concerto especial gratuito nesta sexta-feira (8), na Sociedade Lírica, em Joinville. Sob regência do maestro Rafael Huch, o grupo revisita momentos marcantes do repertório que ajudou a popularizar a música de concerto na cidade. O programa mistura clássicos de Antonio Vivaldi, tangos tradicionais e trilhas como a do filme Cinema Paradiso, além de antecipar novidades da próxima edição do “Rock in Concert”, um dos projetos mais queridos da orquestra. Entrada livre e promessa de casa cheia.
A Biblioteca Pública de Santa Catarina abre nesta sexta-feira (8) a exposição “Correspondências da História: Postais da Ponte Hercílio Luz”, em homenagem ao centenário da Ponte Hercílio Luz. A mostra reúne cartões-postais históricos do acervo do colecionador Jair Paulo da Silva, revelando não apenas imagens antigas da cidade, mas também mensagens manuscritas trocadas ao longo das décadas. Um mergulho afetivo na memória catarinense que transforma a ponte em elo entre diferentes gerações. A entrada é gratuita.
A exposição Animaking – A Magia da Animação segue em cartaz no Centro Integrado de Cultura celebrando os 25 anos do estúdio catarinense Animaking. Gratuita, a mostra reúne cenários, personagens, maquetes e objetos originais de produções audiovisuais criadas pelo estúdio, além de experiências interativas que revelam ao público os bastidores da animação.
Formação
Além da exposição, a programação inclui uma série de palestras gratuitas voltadas a profissionais do audiovisual e apaixonados por cinema e animação. O próximo encontro acontece neste sábado (9), às 14h, com a palestra “A Arte da Dublagem e Voz Original”, ministrada por Manolo Rey. A agenda segue ao longo de maio com temas como direção de séries animadas, trilha sonora, produção executiva, stop motion e cenografia, reunindo nomes como Camila Kauling, Thiago Calçado e Karina Fragoso. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela plataforma. | Crédito da imagem: Junior Somensi.
Foram prorrogadas até o próximo domingo (10) as inscrições para o 10º Encontro de Coprodução do Mercosul especial Ibero-América, um dos principais espaços de articulação do mercado audiovisual latino-americano. O encontro reúne produtoras, realizadores e players de países do Mercosul, Portugal e Espanha, incentivando parcerias internacionais em filmes e séries de ficção e documentário. Nesta edição, os projetos inscritos também concorrem a 12 bolsas do Programa IBERMEDIA, iniciativa que segue fortalecendo a circulação do audiovisual ibero-americano. Saiba mais no site famdetodos.com.br.
Os fãs de baladas românticas já têm encontro marcado neste sábado (9), quando o duo Air Supply sobe ao palco da Arena Opus para celebrar 50 anos de carreira. Liderados por Graham Russell e Russell Hitchcock, os músicos retornam ao Brasil com uma turnê que revisita sucessos que atravessaram gerações. No repertório, clássicos que ajudaram a transformar o grupo em referência mundial do pop romântico prometem embalar uma noite de forte apelo nostálgico. Os ingressos estão à venda pelo site uhuu.com e em pontos autorizados.
Florianópolis volta a respirar dança a partir da próxima terça-feira (12) com a 15ª edição do Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis. Considerado um dos principais eventos do segmento no Sul do país, o festival reunirá 1.998 bailarinos do Brasil e do Paraguai em uma maratona de apresentações que soma mais de 600 coreografias. Neste ano, a programação ocupa dois palcos: o Teatro Ademir Rosa e o Teatro Governador Pedro Ivo, espaço onde o festival nasceu em 2010. Entre as novidades da edição estão a categoria Desterro 40+, voltada a bailarinos acima dos 40 anos, e o retorno da Batalha de Danças Urbanas, no dia 17 de maio, que promete movimentar o Espaço Lindolf Bell no encerramento do evento. A premiação pode chegar a R$ 45 mil.
O universo provocador de Fausto Fawcett ganha as telas do Cineclube CineSonora na próxima quarta-feira (13), no Cinema do CIC. A sessão apresenta o documentário Fausto Fawcett na Cabeça, dirigido por Victor Lopes, que mergulha no cotidiano e no imaginário do artista carioca conhecido por clássicos como “Rio 40 Graus” e “Kátia Flávia”. A noite ainda terá exibição do clipe “Sexta-feira”, do músico e pesquisador Jean Mafra, seguido de conversa com o público. A entrada é gratuita e a sessão contará com recursos de acessibilidade, incluindo Libras e legendagem LSE. | Crédito da imagem: divulgação/CineSonora.
Moda é Arte? A questão provocada pelo MET Gala terá resposta por aqui. Na próxima quarta-feira, 13 de maio, às 19 horas, no Cité Rooftop a jornalista Maristela Amorim vai mediar uma conversa cheia de conteúdo bem interessante com o figurinista de teatro e carnaval José Alfredo Beirão, que por muitos anos foi professor no curso de Moda da Udesc. O evento terá ainda mostra de três criações exclusivas das designers Luisa Lobato, Raianne Diniz e Emanuele Jacques, e a exposição da coleção “Aguas de Março” da Ara Bleu, dos calçados da Stela Knabben e de joias personalizadas da Personnalité. Tudo com coneito de moda, arte e design. Além de welcome drink da Madame Wines e outras boas surpresas. As vagas estão terminando, mas ainda dá tempo de garantir a sua pela plataforma https://go.hotmart.com/D105538499D.
A escritora Janaína Ribeiro lança no dia 14 de maio, na Livraria Édera, seu primeiro livro de poemas, “Labaredas no Jardim”. Publicada pela Vinca Literária Editora, a obra reúne textos escritos ao longo de diferentes momentos da trajetória da autora e aposta em uma poesia marcada por intensidade sensorial, erotismo sutil e reflexões sobre tempo, desejo e transcendência. O lançamento terá clima intimista, misturando literatura, música e gastronomia na Lagoa da Conceição, combinação perfeita para uma noite dedicada ao encontro entre palavras e afetos.
O projeto Movimento 60+ volta a circular pela Grande Florianópolis neste mês de maio com atividades gratuitas voltadas a esse público. Promovida pelo Ilha em Dança 60+, a iniciativa mistura apresentações, dinâmicas e rodas de conversa para reforçar o protagonismo da terceira idade por meio da arte e do movimento. Referência nacional em dança sênior, o grupo reúne 16 integrantes entre 53 e 85 anos e aposta na dança como ferramenta de bem-estar físico, emocional e social.
Encontros
À frente do projeto está o coreógrafo Ronaldo Rodrigues, que conduz encontros sobre envelhecimento ativo e integração cultural. O primeiro encontro será nesta sexta-feira (8), no Clube 7 de Setembro, em Palhoça. Depois, o Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo, da UFSC, em Florianópolis, recebe a ação no dia 14 de maio. Além das atividades práticas, o projeto também promove acessibilidade com intérprete de Libras, reforçando a proposta inclusiva da iniciativa contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2025. Saiba mais no @ciaronaldorodrigues.
Estão abertas as inscrições para o projeto Raízes em Movimento – Escola de Culturas Populares, que oferece oficinas gratuitas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos em Navegantes. A iniciativa aposta na formação continuada em linguagens da cultura popular, com atividades como capoeira, percussão, construção de alegorias e prática de berimbau. Os encontros acontecem semanalmente em diferentes bairros da cidade e buscam aproximar os jovens de vivências culturais coletivas e tradicionais.As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo formulário. | Crédito da imagem: Mariana Castro.
O DoshiraKorea entrou no clima da Copa do Mundo e acaba de lançar o “Combo Seoul”, novidade criada para compartilhar entre amigos durante os jogos. Inspirado na gastronomia de rua sul-coreana, depois que a chef Katia Choo passou um mês no país para conhecer a gastronomia local, o prato aposta na mistura de texturas, crocância e sabores intensos para transformar as partidas em experiência gastronômica. A proposta reforça a tendência de bares e restaurantes criarem combos especiais para reunir o público em torno do futebol e da boa comida.
Ó QUE BACANA
Produzido por artistas de Joinville, o curta de animação “Tiê” acaba de estrear no YouTube propondo uma reflexão delicada sobre o tráfico de animais e a destruição ambiental. A produção acompanha a trajetória de um tiê-sangue que tem sua vida transformada pela ação humana, misturando imagens poéticas e crítica social em uma narrativa sensível. Um daqueles projetos independentes que mostram a força da animação catarinense.
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina está colocando ordem (e trazendo ainda mais valor) em parte importante da memória cultural do Estado. O MIS-SC iniciou um amplo trabalho de catalogação e atualização de seu acervo, que reúne cerca de 18 mil itens ligados à imagem, ao som e ao audiovisual catarinense e brasileiro. Entre películas, fotografias, equipamentos históricos e registros sonoros, o projeto busca ampliar o acesso público e garantir a preservação de verdadeiras relíquias da cultura local.
A estreia do I Love Tainha mostrou que tradição e gastronomia seguem mobilizando o público de Florianópolis. Realizado na Beira-Mar Continental, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas em dois dias de programação voltada à cultura manezinha. Além da estrela principal – a tainha preparada de diferentes formas – o festival apostou em apresentações culturais, artesanato açoriano, boi de mamão e atrações para famílias. Resultado: sucesso de público e fortes indícios de que a festa já nasceu com cara de tradição no calendário da Capital.
PROGRAME-SE
O ARVO Festival chega à 10ª edição no dia 16 de maio ocupando o Kartódromo Sapiens Parque com uma programação que mistura música, encontros criativos e experiências culturais. Entre os destaques deste ano estão João Gomes, BaianaSystem, Fundo de Quintal, Gilsons e Carol Biazin, além de Duquesa, que encerra a noite de grandes shows. O festival ainda reforça sua proposta de diversidade sonora com espaços dedicados ao samba e à música eletrônica, valorizando artistas locais e encontros inéditos no palco. Os ingressos e a programação completa estão no @arvofestival.
O FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação volta a circular por Santa Catarinea, em sua 16ª edição. Entre os dias 23 e 30 de maio, o festival retoma sua vocação itinerante para ocupar teatros e espaços culturais de Florianópolis, São José, Tijucas, Canelinha, Jaraguá do Sul, Joinville, Curitibanos, Lages, Araranguá e Nova Veneza, com apresentações gratuitas de grupos do Brasil, Peru e Chile.
Bonecos, poesia e encontros
Reconhecido como um dos principais festivais do gênero no Sul do país, o FITA aposta em uma programação voltada a todas as idades, com 39 apresentações de teatro de animação, oficinas, rodas de conversa e uma exposição de bonecos Kasperl no Centro Integrado de Cultura. Ao todo, serão 21 espetáculos de companhias nacionais e internacionais, reforçando a proposta do evento de aproximar diferentes linguagens artísticas e transformar Santa Catarina em palco para narrativas poéticas e criativas. Os ingressos estarão disponíveis pela https://www.bilheteriaexpress.com.br/, sempre 48 horas antes de cada sessão do espetáculo. | Crédito da imagem: Lina Mintz.
Depois de temporadas lotadas pelo país, o espetáculo Prima Facie chega a Florianópolis para curta temporada entre os dias 29 e 31 de maio, no Teatro Ademir Rosa. Em seu primeiro solo teatral, Débora Falabella interpreta uma advogada criminalista que passa a questionar o sistema judicial e suas próprias convicções após viver uma situação traumática. O espetáculo, dirigido por Yara de Novaes, estreou em Londres, em 2022 e virou fenômeno de público e crítica no Brasil, acumulando prêmios importantes e debates sobre violência de gênero e poder. Os ingressos estão à venda na plataforma diskingressos.com.br.
Crédito da imagem em destaque: DEM Fotografia/Espetáculo “Varuna, O Guardião das Águas”, da Freedom Cia de Dança.
Envie sugestões para [email protected].






