Publicidade
Coluna Qualé Digital: Marketing de Conteúdo é o que nos sobra
29 de Janeiro de 2016

Coluna Qualé Digital: Marketing de Conteúdo é o que nos sobra

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Parte I

“Marketing de Conteúdo é o único marketing que nos resta”, afirmou Seth Godin ainda em 2008, ano de lançamento de seu terceiro livro. Hoje são mais de 20 títulos publicados pelo autor considerado o guru do marketing contemporâneo, que também posta textos inspiradores sobre a vida e sobre os negócios todos os dias em seu blog.

Publicidade

Antes mesmo disso, Seth Godin ficou famoso por cunhar o termo marketing permissivo, ou seja, a ideia de que o marketing deveria ser antecipado, pessoal e relevante, em oposição ao marketing intrusivo, como os spams, por exemplo. Portanto, as marcas poderiam enganjar consumidores através da conectividade sem precedentes da internet, não sem antes pedir a permissão desses consumidores para fazer isso.

Atualmente, gerar valor através da criação de conteúdo continua sendo uma tendência fortíssima do marketing deste século, ao contrário dos canais, que tendem a se tornar meros coadjuvantes da comunicação, pelo menos aqueles online. Mas existem muitas maneiras de se pensar o marketing de conteúdo. Seth Godin pensa assim:

1) COMUNIQUE, MAS SEM EXCESSOS
Não é porque quase todo mundo faz e-mail marketing repleto de argumentos e links pra lá e pra cá, que você precisa fazer o mesmo. Já pensou num e-mail marketing de poucas linhas, e sem aquele monte de imagem, por exemplo? 

Olha um exemplo de e-mail do Seth Godin:

“The last minute
I’m not good at the last minute. It’s really fraught with risk and extra expense. I’m much better doing things the first minute instead.

On that topic: if you’re hoping for copies of my latest book, What To Do When it’s Your Turn, delivered in time for holiday gift giving, you’ll need to order it by the end of the day tomorrow.
Thanks for sharing it.”

E aí, gostou? Sem exageros, a mensagem é simples, direta e conduz ao link de forma natural.

2) MANTENHA OS LEADS AQUECIDOS
É muito difícil ter uma frequência alta toda a semana para o lead cadastrado sem ter que ser um tremendo de um chato, certo? Então que tal se eu lhe disser que é possível enviar um e-mail por dia ao lead, e ainda conseguir uma taxa de retenção tão boa quanto uma lista aquecida?

Pois é, Seth Godin faz isso diariamente com a gente. Talvez porque muitas vezes o e-mail todo não passa de um parágrafo. Talvez porque ele escreve o que a gente quer ouvir. Ou será o contrário?

Semana que vem a Qualé Digital publica mais três pontos fundamentais do marketing de conteúdo segundo Seth Godin. Não perca.

Publicidade
Publicidade