Publicidade
Coluna Manu Berger | As novas experiências do turismo de luxo
04 de Agosto de 2016

Coluna Manu Berger | As novas experiências do turismo de luxo

Publicidade

Entre os segmentos que se relacionam com o mercado de luxo, o turismo tem um lugar de destaque. Afinal de contas, a agitação da vida moderna só encontra uma pausa efetiva durante as viagens turísticas. Conhecer novos lugares e culturas é a atividade de lazer favorita de milhões de pessoas em todo o mundo.
Vale destacar, entretanto, que nos últimos anos a ideia de viagem de luxo vem ganhando novos contornos. Se há algum tempo prazeres como caminhar pelas belíssimas ruas parisienses, assistir uma ópera em Roma ou descobrir os encantos dos serviços de excelência dos melhores hotéis do mundo eram maneiras de aproveitar o luxo das viagens, atualmente as opções aumentaram muito mais. 

E isso se justifica devido à mudança no conceito do luxo. O chamado luxo contemporâneo se associa muito mais às experiências de vida do que ao acúmulo dos bens. Utilizando uma frase bastante conhecida, “o ter deu lugar ao ser”. E se as experiências tornaram-se um dos pré-requisitos fundamentais para a manifestação do luxo, as viagens para destinos exóticos são um cenário perfeito para que elas ocorram.

Publicidade

Não é a toa que países que não possuem muita tradição no segmento de alto padrão como Vietnam, Laos e Camboja registram um crescimento significativo nos seus índices de visitação. A atividade turística é a porta de entrada para conhecer mundos repletos de beleza e culturasricas e plurais.

É claro que os destinos tradicionais do luxo como a França, a Inglaterra e até mesmo os Estados Unidos possuem um público fiel e que mesmo em tempos de instabilidade econômica mantém a disposição para viajar, mas é cada vez maior a procura por experiências novas e surpreendentes.

Se por um lado o universo digital se tornou uma espécie de reduto das relações humanas, ao mesmo tempo há um novo entendimento de que o compartilhamento de sentimentos e experiências é fundamental para o crescimento individual. Dessa forma, o luxo se potencializa de forma plena na descoberta do novo e na certeza de que mesmo aqueles que habitam o outro lado do planeta, são por demais parecidos conosco.
 

 

Publicidade
Publicidade