De acordo com um estudo recentemente divulgado pela empresa Tendências Consultoria Integrada, em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal a economia retrocedeu ao patamar registrado no início da década. Ou seja, Produto Interno Bruto do país está menor atualmente do que em 2010.
Dessa forma, cabe aos empresários uma atenção especial sobre o delicado momento econômico e, principalmente, no que tange a elaboração de estratégias que visem o crescimento em curto, médio e longo prazo. E um dos segmentos que podem contribuir ativamente para a retomada do crescimento no país é o setor de luxo. Diversos são os motivos que indicam esse quadro.
Em primeiro lugar, o Brasil é visto como um mercado com grande potencial para muitas marcas de alto padrão. Assim, é interesse dessas empresas se estabelecer no país e se aproximar dos clientes nacionais. Por isso, a criação de empresas voltadas ao varejo, quer seja de produtos de moda, beleza ou até mesmo veículos, pode ser um alternativa interessante.
Outra constatação positiva é que os brasileiros cada vez mais se interessam em produtos e serviços de qualidade. Basta ver o crescimento das barbearias premium em todo o país. Os clientes de hoje não se satisfazem mais apenas com a qualidade, é preciso um diferencial, algo que agregue uma experiência. As barbearias e salões de alto padrão que oferecem tratamentos estéticos e momentos de lazer se destacam em um mercado que se caracteriza pela competividade.
Entretanto, se o setor de alto padrão apresenta as possibilidades de crescimento em um horizonte próximo, é preciso ficar atento aos detalhes que caracterizam o segmento. Além da necessidade de uma boa pesquisa que identifique o potencial do mercado, o público-alvo e, principalmente, o ticket médio de consumo, é necessário investir forte em capacitação. No mercado de luxo o bom atendimento realmente é a alma do negócio.
Na economia contemporânea não existe uma tábua de salvação infalível, ou seja, um segmento que seja imune a todo o tipo de crise. Entretanto, para os empreendedores que buscam novos negócios e, acima de tudo, desejam contribuir para o fortalecimento e crescimento do país, o setor de alto padrão pode sim ser um mercado no qual os desejos tornam-se realidade.