O tráfego é um número que representa a quantidade de visitantes que uma página da web recebe. Ou seja, a queda no tráfego significa que menos pessoas estão acessando seu conteúdo.
Essa métrica é muito importante para mensurar se o conteúdo digital está tendo boa receptividade. Assim, é um relatório de performance que indica se o conteúdo publicado é atrativo, relevante e se possui acesso.
Por isso, quanto maiores são os indicadores do tráfego do site, mais pessoas estão consumindo o seu material.
No entanto, por mais que se execute das mais famosas técnicas de otimização de conteúdo, pode haver queda no tráfego. Saiba o que fazer se isso acontecer.
Existe um motivo para a queda do tráfego?
De maneira simplificada, o tráfego do site é impactado pelas ações e modificações no algoritmo realizadas pelo Google.
Indiscutivelmente o Google é a principal ferramenta de busca do nosso país. Por isso, sempre que a empresa realiza alguma atualização, pode afetar e gerar queda no tráfego.
Porém, essas alterações são realizadas para aprimorar o mecanismo de busca e a experiência do usuário. Então, em tese, não afeta diretamente o tráfego para o site.
Afinal, as mudanças não são feitas para um site específico, mas para melhorar a qualidade e relevância geral dos resultados de pesquisa.
Na atualização mais recente houve uma ampla alteração no algoritmo, o que pode afetar o ranqueamento da página, já que há uma reavaliação do site.
Além das atualizações, outra questão direta que leva à queda no tráfego é a violação das diretrizes do Google.
Embora em relação as atualizações, não seja possível fazer muito, principalmente para se prevenir, existem ações executáveis que impactam diretamente o tráfego orgânico da página:
- Problemas técnicos: sem dúvida, se o Google não conseguir encontrar, indexar ou exibir seu conteúdo por causa de problemas ou falhas técnicas, haverá queda no tráfego. Por isso, esteja atento ao funcionamento completo do site, assim como, se as páginas possuem tags nos locais adequados.
- Problemas de segurança: procure sempre atualizar e manter o seu site em um servidor seguro. O Google envia alertas aos usuários antes que estes cliquem em seu site. Assim, diversas pessoas irão evitar o acesso ao conteúdo, contribuindo consideravelmente para a queda no tráfego.
Outros fatores como a sazonalidade, mudanças de tendências ou no comportamento do consumidor também podem afetar o tráfego.
É possível evitar a queda de tráfego?
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Existem algumas providências que são possíveis tomar para evitar a queda de tráfego. Uma delas é usar o Google Search Console para verificar o desempenho da página.
Esta ferramenta, disponibilizada pelo próprio Google, possibilita analisar a estrutura da página, sinalizando e corrigindo, por exemplo, erros, falhas e carregamento de arquivos.
Ou seja, é uma maneira de otimizar a visibilidade do site nas plataformas de busca online.
No entanto, o próprio Google explica que a atualização do conteúdo útil possui um sistema de classificação automatizado. Ou seja, a plataforma criou regras para apresentar informações úteis e confiáveis para beneficiar quem busca.
Neste sentido, a avaliação não deve ser considerada como um mecanismo para conseguir melhor posição no ranking. Mas, como um sistema que identifica automaticamente se o conteúdo possui ou não valor ou serventia para quem fez a pesquisa.
De maneira objetiva, para aumentar o tráfego orgânico é necessário que os conteúdos tenham qualidade e sejam relevantes ao público.
Obviamente, as técnicas SEO, podem gerar tráfego porque ajudam o mecanismo de pesquisa a descobrir e entender seu conteúdo.
No entanto, tenha atenção redobrada ao escolher as palavras-chave. Embora sejam fundamentais, elas precisam ser condizentes com o seu público. Caso contrário, ao invés de criar tráfego qualificado, irá gerar queda de tráfego.
Meu site apresenta queda no tráfego, e agora?
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Como explicamos, a queda no tráfego pode possuir diversos motivos. Porém, se o seu foco sempre for o conteúdo de qualidade e relevante para o público, aplicando a técnica SEO, o resultado será o tráfego orgânico.
Por isso, antes de qualquer publicação realize uma autoavaliação do conteúdo para verificar a confiabilidade e utilidade das informações.
Outra questão é compreender, com o relatório de performance, quais podem ser os motivos da queda no tráfego. Analisando, principalmente, os tópicos e temas mais afetados.
De forma geral, sempre antes de publicar na web, tenha senso crítico com seu conteúdo. Caso perceba que há irrelevância, procure melhorá-lo até que esteja em um patamar satisfatório. Sem dúvida, essa é a melhor maneira para evitar a queda no tráfego.
Como criamos conteúdos relevantes e evitamos queda no tráfego
Vamos listar abaixo algumas estratégias que aplicamos para evitar queda no tráfego, por meio de conteúdos de qualidade. Anote e aproveite as dicas!
1. Aposte nas estratégias de conteúdo SEO
Quando se fala em conteúdo SEO, a primeira coisa que pensamos é o uso de palavras-chave. Mas, além de inserir a principal e as sinônimas, outras coisas contribuem muito para aumentar o tráfego na sua página. Entre elas:
- Implementar SEO estratégico, focado na busca orgânica, promovendo conteúdos voltados para o seu segmento de atuação;
- Inserir palavras-chave de cauda longa;
- Adicionar links internos para ‘segurar’ o leitor no seu site, complementando a sua leitura;
- Otimizar postagens antigas e que convertem leads, implementando as técnicas de SEO;
- Investir em uma CTA atraente para converter leitores em leads e leads em clientes.
2. Escreva com foco no seu público-alvo
O uso de palavras-chave é essencial ao criar um conteúdo de qualidade. Isso ajuda a sua página ser encontrada nos buscadores, após a pesquisa pelo usuário para determinado termo.
Mas, é importante não somente atrair o leitor. Você deve fazer com que ele queira voltar a acessar a sua página.
Para isso, mostre que o seu site oferece conteúdos que foram criados pensando nele. Então, escolha temas chamativos, curiosos e que despertam o interesse no leitor.
Desenvolva o conteúdo sanando as dores do seu público-alvo e finalize indicando um caminho de compras ou aquisição de serviços. Nesta parte, você pode aproveitar para inserir uma CTA, call to action.
Exemplo real
Vamos dar o exemplo de como fazemos com o site de um dos nossos clientes, o SeguroAuto.org. Para um dos conteúdos, escolhemos o tema: “7 opções de seguro auto barato para proteger seu carro”.
Note que o título possui uma palavra-chave forte, “seguro auto barato”.
Neste, trabalhamos com subtítulos com a lista de opções de seguro auto barato, mas também que ajuda na dor do leitor e suas dúvidas. Entre eles: “Dicas para deixar o seu seguro auto barato”, “Como contratar um seguro para carros barato?” e “Como o perfil do condutor influencia no preço do seguro de carro?”.
Conseguimos oferecer as respostas para o que o leitor estava buscando e aproveitamos para inserir algumas chamadas para outras páginas do site, usando links internos em textos âncoras bem selecionados.
Assim, além de oferecer o que estavam buscando, a página recebeu alguns cliques para outras postagens dentro do site. Além disso, sempre deixamos uma CTA visível para que o usuário que desejar, possa fazer a cotação online. Com isso, conseguimos converter leitores em leads.
3. Use a criatividade
Se você tem um blog em seu site, não caia na mesmice. Existem diferentes tipos de conteúdos que você pode apresentar e deixar a sua página mais criativa.
Aposte em infográficos, vídeos e imagens diversificadas. Use elementos gráficos que complementam as suas informações, ilustre e facilite o entendimento do seu conteúdo.
Ao final, você pode inserir uma call to action e transformar o seu leitor em lead. Além disso, garantir que ele volte a acessar a sua página, pois sabe que encontrará respostas para as suas dores.
Então, agora você já sabe o que fazer para evitar queda no tráfego. Aproveite as dicas para oferecer conteúdos que tragam mais usuários para a sua página!