Publicidade
ESTREIA | Coluna do Geison Werner | SnackContent
22 de Março de 2016

ESTREIA | Coluna do Geison Werner | SnackContent

Publicidade

Com grande satisfação apresentamos nosso novo colunista: Geison Werner, publicitário formado em Santa Catarina onde trabalhou na MDO, Cimed, BZZ e Propague. Desde 2014 está morando em Buenos Aires. Lá trabalha na Y&R que tem mais de 150 profissionais, dos quais seis são diretores de Criação e dois são DGCs. Geison vai colaborar com o AcontecendoAqui, mostrando o melhor produzido pelos publicitários argentinos. Bem-Vindo Geison.

Jailson de Sá
Editor

Publicidade

No marketing e na publicidade estamos acostumados com o surgimento de novos termos. Geralmente em inglês, eles são usados para denominar ou categorizar o que já existia sob uma nova expressão mais globalizada. Awareness, buzz, marketshare, target, brandedcontent, quem vive o nosso dia a dia sabe muito bem. O que trago hoje é mais um desses termos que está cada vez mais sendo utilizado no marketing digital das marcas no mundo inteiro: Snack Content ou Snack Size Content.

Certamente você sabe o que é um Snack. Doritos é um tipo de snack. Torradinhas com patê também, amendoim, as famosas tapas, entre outros. Logo, o novo termo é usado para designar o tipo de conteúdo pequeno, prático e direto, gerado pelas marcas exclusivamente nas redes sociais.

SnackContent é a pílula de informação ou entretenimento em diferentes formatos, com o fim óbvio de captar a atenção do consumidor e transmitir conteúdo relevante de acordo com seus gostos e preferências. Um conteúdo com essas características logicamente tem maior chance de compartilhamento e viralização.

Segundo a Adobe, o Facebook mostra uma tendência de engajamento maior por meio de imagens e vídeos, se compararmos a um simples texto e links que levam a outros sites. Portanto, esse novo tipo de conteúdo é mais digerível e aceitável pelo público.

Os tipos mais populares de SnackContent são os posts de Facebook com imagens, as fotos e vídeos de Instagram, Snapchat e Twitter – para citar só as mais populares.

Desde o ano passado, os Gifs invadiram as redes sociais e se tornaram um grande aliado das marcas. O formato é antigo (1987), mais leve que um vídeo, mais dinâmico que uma imagem estática e se propõe a captar mais a atenção do público. Quem resiste a um Gif com uma boa imagem inicial, que atire o primeiro JPEG.

Sem dúvidas, uma boa estratégia digital conta com uma equipe geradora de Snack Content. Entre pequenas e grandes agências, as equipes variam de tamanho e especialização. Grandes marcas normalmente optam por uma equipe quase 24 horas por dia, acompanhando e respondendo em todo lugar em que a marca é citada em tempo real. Outras, preferem nao se relacionar tão diretamente com o público e acabam deixando a cargo do departamento de Criação, normalmente os mais novos (os millennials) ficam com a tarefa de pensar conteúdo das redes sociais.

Como em todos os meios, vemos bons e maus casos de uso. Atualmente tenho trabalhado intensamente na criação de Snackcontent. Aos poucos os clientes vão descobrindo e gerando demandas, assim como fizeram com o maldito e odiado Email Marketing. Abaixo, deixo 4 dicas para a criação e uns bons SnackContents de referência.

#1 – A escrita para internet requer alguns recursos para ser mais eficaz.

  1. um bom título – essa é óbvia e genérica porque vale para todos os meios.
  2. Introdução sedutora – Faça o consumidor querer clicar e ver mais.
  3. parágrafos curtos – dependendo do público e do conteúdo, é melhor nem se animar em escrever um parágrafo.
  4. Seja minimalista e sintetize pensamentos.

#2 – Precisa mesmo fazer um textão? Não tem problema, mas tente torná-lo mais amigável. Um infográfico, um vídeo que reforce o conteúdo entre os parágrafos, um gif ou uma imagem relevante.

#3 Vídeo

Em geral, pense em formatos de até 15 segundos. (lembre-se do Vine. E do mestre dos Vines: Zach King) https://vine.co/Zach.King

#4 Use hashtags.

Em muitos casos elas já perderam a função de agrupar assuntos nas redes sociais e viraram um vício de linguagem.

#CompartilhaAe #CurtaOMeuPost #ObrigadoPorLer #BjXau

https://www.instagram.com/p/BBxTWELDGD4/?taken-by=alto_palermo

https://www.instagram.com/p/BBs4InnjGOs/?taken-by=alto_palermo

https://www.instagram.com/p/BAZy3PGjGNa/?taken-by=alto_palermo

https://www.youtube.com/watch?v=blevKZ1InFk

https://www.youtube.com/watch?v=XzLHZrNLIKc

https://www.youtube.com/watch?v=kxcLx-CJt0I

https://www.youtube.com/watch?v=XnaJlWipWCk

MujeresSin Filtro

https://www.youtube.com/watch?v=ga0qLWSB3rY&list=PLh8y672o2kxHj_HqgTwGJhlG986VrA3s1

Skol Summer House

Netflix:

https://www.facebook.com/NetflixLatino

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade