Coluna do Amorim | Com informações disponíveis a todos, avaliar os dados de forma inteligente é que faz a diferença
10 de Maio de 2016

Coluna do Amorim | Com informações disponíveis a todos, avaliar os dados de forma inteligente é que faz a diferença

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Um amigo comentou dias atrás que a gestão de investimentos não é uma ciência exata – e por isso, segundo a opinião dele, os especialistas no assunto têm tanta chance de sucesso quanto um sujeito com boa intuição. Esse é um erro enorme. Muitos que tentam investir suas economias levando em conta apenas o que “sentem” nas diferentes movimentações do mercado costumam perder dinheiro – ou, na melhor das hipóteses, deixam de ganhar.

A bem da verdade – e isso muitos ignoram –, a gestão de investimentos exige antecipar as movimentações da economia, o que requer muito estudo e dedicação. De forma bastante simples, pode-se dizer o seguinte: quem tem informação e sabe trabalhar com ela tem mais chances de multiplicar seus recursos. 

Publicidade

Prever o comportamento do mercado não é simples. Mas com dedicação e muito estudo isso é possível. A Agência Estado divulgou há poucas semanas o ranking AE Projeções, que premia as instituições cujas projeções para os principais indicadores econômicos do País mais se aproximam da realidade. No primeiro trimestre a Par Mais apareceu em primeiro lugar no ranking Top 10 Básico, que considera os acertos nas projeções para juros, câmbio e inflação. 

O levantamento leva em conta previsões de bancos, corretoras, consultorias, assets e instituições de ensino de todo o País. O destaque catarinense permite concluirmos algo animador para quem vive por aqui: hoje há informação disponível e conhecimento suficientes também fora dos grandes centros para a avaliação adequada do mercado e a definição de estratégias adequadas de investimento. 

A conclusão é simples: não confie apenas na intuição para escolher investimentos nem siga o comportamento de “manada”, aplicando recursos “onde todos estão investindo”. Em vez disso, estude, acompanhe as notícias do mercado e identifique a melhor opção de acordo com seu perfil e necessidades. Em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro ou qualquer outro ponto do mapa, depende de dedicação aumentar o grau de acerto das escolhas de investimento.

Publicidade
Publicidade