Elas fazem a diferença
Dentro da programação do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, que conta nesta edição com Maria Carolina Linhares como madrinha, a Associação Comercial de Florianópolis promove no dia 17 de agosto um talk-show com as vencedoras da edição anterior: a contadora Marlise Teixeira, a professora de moda Adriana Montanheiro e a criadora do Lar Recanto do Carinho, Marcia Rila. Elas venceram nas categorias Negócios, Poder Público e Terceiro Setor, e vão contar de forma descontraída e interativa como conciliam sucesso com responsabilidade social. O encontro começa às 19h no Bianco Nero Café, no Beiramar Shopping, e os ingressos custam R$ 35,00.
BEM NA FOTO: Pai e avô paparicado, não é só neste domingo que o pediatra Nelson Grisard será alvo de todas as homenagens. Antecipadamente, já mereceu o devido reconhecimento no 15º Congresso Catarinense de Pediatria, realizado no Costão do Santinho. Aos 80 anos, o Dr. Grisard continua atuante, tanto no âmbito institucional quanto acadêmico, inspirando os pupilos com feitos pioneiros. Entre as conquistas para a saúde infantil em que teve participação decisiva estão o acesso à vacinação em massa contra a poliomielite e o sarampo, o cateterismo umbilical em recém-nascidos, a alimentação precoce em prematuros, o índice de Apgar, a classificação de Usher e o primeiro banco de leite humano do Estado, sem contar a fundação da Sociedade Catarinense de Pediatria. Na foto, segura a homenagem recebida dos também pediatras Remaclo Fischer Jr, Helena Maria Corrêa de Sousa Vieiras e o Secretário Adjunto da Saúde, Murillo Capella, seu colega de profissão há mais de 50 anos.
# MIX
Joinville recebe nos dias 27 e 28 de agosto o Emporium Handmade, feira multicultural com mais de 50 expositores. Entre as marcas já confirmadas, a Barbarella Pet, de Garopaba, vai levar coleiras, peitorais e bolsas de passeio num estilo bom pra cachorro.
Luiz Meira, o instrumentista que acompanha Gal Costa – sua parceira de palco há quase 10 anos – dia 17 de agosto no CIC, também está entre os astros da festa de entrega do prêmio IGK, do Instituto Guga Kuerten, no dia 23 de agosto.
A Camerata Ontoarte, que está em turnê este mês por quatro capitais, aterrissa em Floripa no dia 31 de agosto para uma única apresentação no Teatro Pedro Ivo. Traz como convidada a cantora Carla Maffioletti, que figura entre as preferidas do showman André Rieu.
Dança em trânsito
O grupo Cena 11, que já se ausentou de Floripa para dançar até mesmo na Alemanha, assumiu este mês uma agenda apertada em São Paulo. O programa de 23 a 26 de agosto tem a peça coreográfica Protocolo Elefante e o lançamento do livro Rumor, ilustrado por Pedro Franz. No dia 26, o grupo Cena 11, com 20 anos de cena, se apresenta no Auditório Ibirapuera.
Festival de dança Prêmio Desterro, que vai de 31 de agosto a 4 de setembro no CIC, recebe este ano professores da Argentina, Burquina Faso, Cuba e França. Equipe nunca esteve tão internacional.
E a diretora da Garagem da Dança, Marina Coura, volta a provar que seus pés têm asas. Depois de trazer um elenco internacional para o Floripa Tap 2016, agora vai levar o Floripa Tap para o Rio de Janeiro. De 30 de agosto a 4 de setembro, promove espetáculos, oficinas de sapateado e de percussão na pátria das Olimpíadas.
Criatividade à solta
Pelo menos três eventos serão palco para o estado da arte da publicidade, este mês, em Santa Catarina. No dia 16 de agosto, estreia no Cinespaço Beiramar o projeto ESPM no Cinema, em que um seleto time de professores, incluindo o “guru” Nizan Guanaes, explora o tema “Comunicação que vende”. Dois dias mais tarde, é o Sinapro que promove o Cannes Lions Road Show, no Centro de Inovação Acate, compartilhando com o público as tendências e os cases garimpados em Cannes pelo Superintendente da Fenapro, Alexis Pagliariani. A partir de 23 de agosto, aí sim com decisiva contribuição do chefinho do Acontecendo Aqui, Jailson de Sá – veterano dos festivais de Cannes – o Road Show começa a percorrer o estado, começando por Joinville. Sempre com ingresso gratuito, com agências, clientes e estudantes muito bem-vindos.
O Brasil no Rio
Primeiro as Olimpíadas “gabaram” na abertura que a mulher mais linda do mundo é, sim, brasileira. Em seguida, convenceram o mundo que a mulher de mais garra é, também, brasileira. Da top Gisele Bündchen à judoca de ouro Rafaela Silva, duas recordistas nas profissões que elegeram, as Olimpíadas vão consolidando a vocação do Rio: ser palco democrático para todas as origens, todos os credos, todos os gostos, todos com o mesmo sonho, vivenciar sem filtros a superação humana. E claro que não faltam catarinenses vibrando por lá. Na Galeria de Fotos, a gente mostra uma seleção de privilegiados que vêm torcendo ao vivo e a cores na Rio 2016.