Não bastasse cair em um feriado – dia de Nossa Senhora Aparecida – o Dia das Crianças ainda é reiteradamente espichado, ganhando uma dimensão “Semana e Mês das Crianças”. Para que a data, independente de sua “duração”, não se limite a um presente com foto oficial, antecipo aqui uma seleção de programas onde o mais importante é a presença, o convívio, a cumplicidade e a torcida pelos pequenos protagonistas de um universo gigante movido a puro & perene amor.
ROLÊ NO SHOPPING:
No Jurerê Open Shopping de Jurerê Internacional, o projeto Kids Time oferece de 8 a 12 de outubro uma completa programação gratuita, com oficina de pintura, teatro de fantoches, Book Truck (venda de livros), interação com personagens infantis, Hora do Conto de Fadas, brinquedos infláveis, caminhada com pets e muitos food trucks, com pipoca, picolés, pizza e guloseimas afins…
O Floripa Shopping recebe as crianças em clima de Semana Guga Kuerten. De hoje a 16 de outubro tem Minitênis Escolinha Guga das 12 às 21h (exceto no sábado e domingo, quando funciona das 14 às 20h). Paralelamente, o shopping também estará recolhendo, em parceria com o SESC, brinquedos em boas condições, a serem doados para famílias de baixa renda.
No Beiramar Shopping, além da Pizzaria Kids onde as crianças preparam e provam pizzas de chocolate, no dia 8 de outubro tem recreação com a Tia Espoleta – que oferece pintura facial e escultura de balões em frente à Lilica & Tigor, das 14h às 18h, e oficina de bijoux para crianças, em frente à Tyrol, das 10h às 22h.
O Shopping Itaguaçu, em São José, vai contemplar pais e filhos com sua completa programação, que inclui Castelo das Bolinhas; concerto com o pianista Arthur Moreira Lima no dia 7 de outubro, o Circo Maximus do ator Marcos Frota – com acrobacias e Globo da Morte -, e a Banda da Base Aérea, no dia 15 de outubro. Gratuito, o concerto de amanhã será no estacionamento com repertório hipnotizante, de Beethoven a Piazzolla.
O Continente Shopping recebe amanhã cerca de 80 alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da comunidade do Brejaru em Palhoça. Eleitos pelo projeto Semana Solidária da Criança, realizado em parceria entre a Abrasel, o shopping, o Cinépolis e o Bob’s, eles vão viver um legítimo Dia das Crianças, com direito a sessão de cinema seguida por lanche na praça de alimentação.
BEM NA FOTO: Rafael Kuerten estava muito bem “assessorado” no brunch de apresentação do condomínio Cittá, em Jurerê. Sócio no negócio, contou durante o evento com a companhia da filha Larissa, que já provou ter total domínio do palco e dos microfones em outras ocasiões.
ESCOLAS E CLUBES:
A Secretaria de Educação de Florianópolis vem promovendo, desde terça-feira, o I Encontro de Bois-de-mamão no pátio do Mercado Público, com performances das crianças, exposição do fotógrafo Guto Kuerten no Salão de Atos, contação de histórias, oficina com rendeiras (hoje até 14h30min), de maricotas e de abayomi (amanhã das 9h às 14h30min).
O Centro de Ensino Guroo e o food truck Old School Burger promovem uma Open House em pleno Dia das Crianças, quando o colégio em frente ao parque do Córrego Grande estará aberto não apenas para os alunos, mas também para a comunidade em geral. A partir das 11h30min tem cama elástica, piscina de bolinha, pebolim, fake tattoo, hamburguer, churros, chope artesanal, muita música e animação.
Na Escola Dinâmica, a programação em torno do Mês das Crianças incluiu uma visita ao Laboratório de Camarões Marinhos na Barra da Lagoa. Na visita, os alunos do 3º e do 4º ano do Ensino Fundamental aprenderam mais sobre a biodiversidade marinha e os frutos-do-mar.
A Supera Florianópolis oferece de 10 a 14 de outubro um Workshop Infantil, com uma hora de programação envolvendo jogos, dinâmicas e neuróbicas (exercícios que estimulam a atividade cerebral) para crianças a partir de 6 anos. No gran finale, na manhã do dia 15, a Oficina com jogos de raciocínio, memória e concentração terá ingresso simbólico: um quilo de alimento a ser doado para a Serte, entidade assistencial que sofreu um assalto recentemente. Informações pelo (48) 3371-0490.
No LIC, na Lagoa da Conceição, a partir de amanhã tem Mountain Do com uma arena kids que faz a alegria das famílias. E no Clube Doze a programação será intensa durante todo o sábado, na sede de Jurerê Internacional. Atividades incluem futebol, oficina de pipa e peteca, brinquedos infláveis, Bosque dos Livros e encerramento com um espetáculo circense.
E TEM MAIS…
O Festival Literário Internacional Catarinense, que abre justamente no Dia das Crianças, contempla já na largada uma programação infanto-juvenil. Em pleno Passeio Primavera, na Pedra Branca em Palhoça, o primeiro FLIC terá no dia 12 de outubro show com a Companhia AtrapaTrupe de Teatro, às 11h, palestra “Como escolher livros infantis”, às 14h, a projeção “Como nasce um livro?”, às 15h, e a projeção “Literatura e cinema: o livro e sua imagem”, às 16h, além de farta feira do livro com títulos infantis.
Exclusivamente no dia 12 de outubro, o Outback vai presentear as crianças com um cantil customizado com os personagens da rede, um canguru e um crocodilo. Com menu kids permanentemente no cardápio, o Outback oferece sete pratos infantis, incluindo burguers, carnes e massas.
A operadora de planos de saúde VeroLife lançou esta semana uma promoção nas redes sociais. A brincadeira consiste em enviar até o dia 8 de outubro uma foto dos pequenos torcedores do Avaí e do Figueirense para o e-mail [email protected]. Depois as fotos serão postadas no Facebook e as mais curtidas rendem um encontro dos torcedores-mirins com seus ídolos, no dia 13 de outubro.

