As cores da cidade
Dois artistas completos, ambos com trabalhos em grafite, telas e produtos customizados – de bolsas a chinelos com ilustrações exclusivas – foram os primeiros escalados pela construtora Unique para transformar em arte o tapume do próximo grande empreendimento de Jurerê Internacional. Desde o início da semana, Rica de Lucca e Adri Volpi estão colorindo o contorno da obra, já na entrada do bairro, catapultando o canteiro a cenário de todas as selfies (abaixo tem uma preview do resultado). A aposta da construtora, que entregou recentemente o condomínio de luxo Tresor, segue uma tendência de valorização mundial deste tipo de intervenção urbana, que, aliás, tem um elenco de elite em Florianópolis. Outro expoente da grafitagem, Thiago Valdi, teve sua obra “Crown of Flora” do Córrego Grande incluída entre as 10 melhores do mundo na edição de janeiro da publicação escocesa “Street Art 360”.
Culturetes:
Camerata Florianópolis troca de cenário mas mantém a gratuidade de seus concertos, para deleite da crescente legião de fãs. Hoje à noite a escala é na Catedral Metropolitana de Florianópolis, com o maestro Jeferson Della Rocca regendo a “Sonata para cordas em ré maior”, de Carlos Gomes, “Imagens de Santa Catarina”, do compositor catarinense Edino Krieger, “Campeche” e “Suíte sobre temas infantis brasileiros”, do pianista e arranjador da Camerata Alberto Heller; e “Overture for strings”, do Padre Ney Brasil Pereira, que esteve por mais de 40 anos à frente do Coral Santa Cecília. Início às 20h.
Começam a ser distribuídos hoje, mas bilheterias do CIC, TAC e do Teatro Pedro Ivo, os ingressos para o espetáculo gratuito “Aquarela do Contestado”. Com composição do folclorista Vicente Telles – do alto de seus 85 anos -, direção musical de Guinha Ramires e produção musical de Nani Lobo, a peça estará em cartaz nos dias 4 e 5 de março, no Pedro Ivo, traduzindo em música a Guerra do Contestado, tida como o maior conflito bélico ocorrido no Brasil.
As cantoras e compositoras catarinenses Carol Voigt, Dandara Manoela, Iara Germer, Jana Gularte e Tatiana Cobbett somam seus talentos no dia 2 de março na nova edição do show “Elas por elas”. A apresentação integra tanto o projeto CIC 8:30 quanto a programação do Dia Internacional da Mulher, e as artistas contam com o acompanhamento dos instrumentistas Larissa Galvão na flauta, Fabio Mello, na flauta e saxofone, Luis Gama na percussão, Pedro Loch no violão e Rafael Calegari no contrabaixo.
No TAC, o Dia Internacional da Mulher será com o show “Mulheres que dançam”, que entra na agenda rebatizando o projeto TAC 7:30 – com espetáculos semanais a preços simbólicos – para TAC 8 em Ponto.
BEM NA FOTO: A líder humanitária Rajshree Patel faz uma palestra na UFSC em pleno Carnaval. Neste sábado, às 20h, ela fala sobre “Felicidade, propósito de vida e sua mente”, no auditório Garapuvu. De origem indiana e radicada nos Estados Unidos, Rajshree Patel integra programas tanto da ONU quanto da Universidade de Harvard, e sua palestra em Floripa é uma promoção da fundação Internacional Arte de Viver. Quando tive a oportunidade de assisti-la, no Pedro Ivo lotado, a sensação é que o público hipnotizado certamente sairia do teatro transformado por suas lições e depoimentos. Mais informações neste link aqui:
Gourmandises:
Hoje e todas as quartas-feiras tem Feira de Orgânico na Praça de Alimentação do shopping Iguatemi. Além de frutas e legumes livres de agrotóxicos, a Orgânicos Floripa também comercializa ali grãos, pães e mel artesanal.
A locomotiva gigante da Eisenbahn, instalada no Open Shopping em Jurerê Internacional, quer ser mais do que cenário para todas as fotos durante o Carnaval. Intenção é fazer do bar aberto pela primeira vez fora dos domínios da Oktoberfest o ponto de encontro para o “esquenta” das 35 festas programadas para o feriadão. No cardápio da unidade móvel tem seis tipos de chopes e oito estilos de cervejas produzidas a partir da Reinheitsgebot, também conhecida como Lei Alemã de Pureza da Cerveja.
Também sintonizado à folia, o Café Cultura vai estender o horário do café da manhã durante o Carnaval em seus dois bistrôs: na Lagoa da Conceição e no Passeio Primavera da SC-401. O “café da manhã ressaca”, servido até as 14h, inclui dois ovos mexidos com linguiça Blumenau, batatas rústicas, duas minis panquecas, café com leite e suco de laranja. Tem também a versão americana, com ovos Benedict e o café Fit, com ovo mexido, tapioca de queijo branco, salada de frutas, café e suco detox.
O recém-inaugurado Estação Santo Antônio, na SC-401, realiza o sonho de seu chef, Rodrigo Bacchin, de oferecer ao público uma comida a ser saboreada com o paladar, os olhos e também o tato, já que as principais pedidas do cardápio são para degustar sem talheres. Especializado em tapas e sanduíches, o “pit-stop” aberto por Rodrigo em parceria com a namorada, a advogada Alexandra Candemil, tem tudo para se consolidar ao longo do feriadão, pela informalidade do ambiente e o endereço estratégico a caminho de todas as festas no Norte da Ilha.
Clique nas fotos de Darline Santos para ampliar as imagens da inauguração da Estação Santo Antônio: