Publicidade
Entrevistamos nosso enviado especial ao Cannes Lions 2013, Guilherme da Luz
14 de Junho de 2013

Entrevistamos nosso enviado especial ao Cannes Lions 2013, Guilherme da Luz

Uma cobertura inédita para Santa Catarina será feita pelo Acontecendo Aqui com elaboração exclusiva pelo catarinense Guilherme da Luz, que já fez parte da organização oficial de dois dos maiores festivais de propaganda do mundo: Cannes Lions e Festival de Londres. Nesse rápido papo por telefone Guilherme fala sobre sua trajetória na publicidade, sua experiências com festivais e antecipa como será feita essa cobertura. Acompanhe:

AcontecendoAqui – Guilherme, conta pra gente um pouco o seu interesse por festivais?

Publicidade

Guilherme da luz – Sempre gostei muito de Festivais de Propaganda. Quando eu cursava Publicidade e Propaganda na Unisul, assistia atentamente aos rolos comerciais que o professor Elóy Simões mostrava em sala de aula. Curtia também toda segunda-feira o programa da SAWA, na TV e que mostrava muitos comerciais além de entrevistas com o Nizan, Washington Olivetto, Duailibi, entre outros profissionais da área de propaganda. Além disso, sempre participei das exibições em telão que eram apresentadas em Santa Catarina.

AAqui – Você já trabalhou em agência?

G. L. – Trabalhei por quatro anos como criativo em várias agências de Santa Catarina, como Propague, D/Araújo, Quadra, entre outras. Em 2003 fui morar em Londres e, quando me aperfeiçoei bem na língua inglesa, trabalhei em algumas agências de propagandas por lá. Como freelancer tive a chance de desenvolver vários trabalhos para VCCP, Tequila/, Rapp Collins, entre outras.

AAqui – Como começou a sua participação em festivais de propaganda?

G. L. – Em 2009, fui convidado para trabalhar na organização do festival de Londres, D&AD, e lá colaborei de perto também com as inscrições de muitas agências do Brasil, trabalhei diretamente no julgamento da categoria “Writing for Advertising” e junto com grandes nomes da criação internacional, pude acompanhar todo o processo de análise das peças.


AAqui – Quando você começou a participar diretamente do Cannes Lions?

G. L. – Ainda em Londres, tomei o conhecimento de que toda a organização do Cannes Lions era feita por lá, através do Emap, que comprou há alguns anos os direitos do evento Cannes Lions e resolvi mandar meu currículo para o Emap. Em 2011, fui convidado para participar da organização do evento e por 5 meses eu só respirava Cannes Lions. E por ter já um bom conhecimento sobre festivais, tive a chance de participar diretamente na inscrição das peças de dezenas de agências do Brasil e to exterior.


AAqui – Poderia citar alguns exemplos?

G. L. – Orientei na produção dos vídeo-cases e peças de apresentação de várias campanhas da Leo Burnett/ São Paulo, JWT São Paulo, TBWA/Berlin, Landor Cincinatti, entre outras. Um caso interessante foi a minha recomendação à Y&R Malásia em substituir uma peça que foi inicialmente inscrita em Mídia Impressa e colocá-la em Outdoor, e isso acabou resultando em um Leão de Bronze inédito para a agência.


AAqui – E quais são os seus projetos atuais com Festivais?

G. L. – Em 2012 fui convidado pelo Estadão, representante oficial do Brasil em Cannes a escrever o Guia de Categorias, um material de quase 30 páginas e que está sendo publicado mais uma vez neste ano . Este guia orienta as agências em todo o processo de inscrição e escolha de categorias, além de oferecer muitas dicas para ajudá-las a a inscreverem suas peças e terem mais chances para convencer os jurados de que elas merecem um prêmio. Além disso, prestei consultoria para a iThink, Banco de Eventos e Bullet na inscrição de cases para o Santander, Camarote da Brahma,
Sempre Livre, Skol Ice cream, entre outros.


AAqui – O que você espera do Festival de Cannes 2013?

G. L. – O festival já está sendo um sucesso muito antes de começar. O evento bateu recorde de peças inscritas e também no número de delegados (participantes) que estarão por lá a partir de sábado. Eu estarei lá presente acompanhando todos os premiados e também aproximar o Sul do Brasil, do maior evento de propaganda do Mundo. Iremos entrevistar jurados, participantes, e acompanhar de perto os maiores acontecimentos do Cannes Lions 2013, com exclusividade para o AcontecendoAqui.

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter