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ARTIGO | Marketing Híbrido: pessoas, comunicação e tecnologia
26 de Setembro de 2018

ARTIGO | Marketing Híbrido: pessoas, comunicação e tecnologia

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por Walter Hugo Bracht*

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O Marketing Híbrido pode ser definido como o processo de transição entre o Marketing Analógico e o Marketing Digital. O Marketing Híbrido trabalha com um olhar holístico, ou seja, leva em consideração o todo da empresa e busca prepará-la para a inserção no Marketing Digital de forma mais efetiva e para a inovação. O objetivo é de melhorar os processos que vão desde o atendimento das empresas, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços, até os investimentos nas plataformas digitais, geração e aproveitamento de leads.

O Marketing Híbrido surge da necessidade das empresas estabelecerem de forma assertiva a sua comunicação com o público alvo. O boom de tecnologias, plataformas digitais, softwares e ferramentas, ao mesmo tempo que proporcionam diferentes possibilidades de comunicação, também geram dúvidas e indecisão na hora de trabalhar o marketing nas empresas e fazer a escolha dos canais ideais para obter o resultado esperado em comunicação.

 

Fazer bem o básico
O Marketing Híbrido além do processo de transição, também prepara as empresas para aderir às inovações. O primeiro passo é ajustar os processos analógicos e promover constantes melhorias. É fazer bem o básico. Ter um bom atendimento, entregar os produtos ou serviços no prazo e de acordo com a solicitação do cliente, ter um mix de produtos adequados para o púbico que se quer atingir, treinar a equipe e apostar no colaborador que conhece muito bem a empresa e assim como ela, também precisa imergir nos novos processos comunicacionais e na inovação que todo dia bate na porta. Afinal, todo mundo precisa ser visto e você já deve ter ouvido falar que a propaganda é a alma do negócio.

A estratégia do equilíbrio
Quando falamos em Marketing Híbrido e no processo de transição, não significa que as mídias tradicionais deixarão de ser utilizadas pelas empresas em suas estratégias de comunicação. Pelo contrário, o Marketing Híbrido busca trabalhar em sintonia com o offline e com o online. Aquele outdoor, o spot no rádio e a meia página de jornal impresso funcionam muito bem levando em consideração a estratégia de comunicação para determinada campanha.

Aliado ao convencional, buscamos o digital para atuar junto, escolhendo as ferramentas ideais e os canais certos de comunicação para a informação chegar até o púbico alvo. Equilibramos as duas coisas. Sem esquecer do bom atendimento e da entrega ao cliente.  

 

Prontos para a inovação
Organizamos a casa, os processos estão funcionando de forma efetiva. Colaboradores motivados. Estamos prontos para inovar! Agora sim podemos somar esforços e potencializar com novas ferramentas e um olhar mais apurado para o digital. Agora comece a mergulhar nas possibilidades. Inbound, mídias sociais, marketing de conteúdo, robôs de atendimento e inteligência artificial, Big Data e tantas outras. Calma! Não é necessário estar em todas, mas sim naquelas que trarão uma resposta mais efetiva. Lembre-se sempre o Marketing Híbrido envolve pessoas, comunicação e tecnologia. Os três precisam estar alinhados. Depois é só colher os resultados!

* Walter Hugo Bracht é CEO do Grupo UAU

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