O Mercado Pago acaba de lançar um serviço pioneiro para os foliões curtirem o Carnaval com mais tranquilidade.
Em parceria com a agência GUT e a produtora digital Play4brain, a marca criou o aplicativo de segurança ‘Fantasiapp’, que tem a divertida e eficiente função de fantasiar o aplicativo do Mercado Pago.
Disponível na PlayStore, o serviço permite a criação de ícones exclusivos gerados por inteligência artificial para ocultar o app do Mercado Pago e muitos outros apps. Assim, os apps passam a ter um ícone que só o usuário sabe qual é durante o período de carnaval.
Felipe Castano, Head de Marketing do Mercado Pago no Brasil destaca que, “Como banco digital que tem em seu DNA a preocupação com a segurança, investimos em tecnologias robustas como autenticações, biometria e a `Pessoa de Confiança´, permitindo que outra pessoa reporte ao Mercado Pago casos de roubo ou perda do celular. Agora decidimos levar a criatividade do Mercado Pago para outro nível com um serviço para o usuário fantasiar o app do Mercado Pago e muitos outros, e curtirem tranquilos o carnaval.
Campanha Fantasiapp
A novidade está sendo divulgada em todos os canais digitais oficiais do Mercado Pago, focados no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, cidades que fazem parte do circuito de Carnaval de rua, onde o Mercado Pago é patrocinador. Além de OOH em pontos estratégicos pela cidade de São Paulo, influenciadores e Merchan durante a pré transmissão de carnaval na TV Aratu também participam e ensinam em suas redes como utilizar o aplicativo.
“Essa é uma campanha que atende à necessidade das pessoas de se divertirem com mais tranquilidade durante o carnaval. É uma iniciativa muito bacana do Mercado Pago, pois além de pensar de forma inovadora para seus clientes, abre esse espaço para qualquer pessoa proteger os aplicativos que achar necessário. Uma marca sendo criativa, inovadora e prática”, contam Mauricio Dias e Eduardo Nosé, Diretores de Criação da GUT.
Pesquisa Mercado Pago
Pesquisa realizada pelo Mercado Pago aponta que 78% dos entrevistados costumam levar o celular para os bloquinhos de rua durante o Carnaval. Além disso, o estudo mostra também que 95% dos foliões costumam ter cuidados especiais com segurança ao realizar pagamentos via celular no Carnaval, entre eles conferir os dados antes de confirmar a transação.
A pesquisa ainda revela que 65% dos entrevistados usariam uma solução para ocultar aplicativos. “O celular é um item que está sempre junto aos foliões, seja para fotografar os momentos de diversão, se comunicar com os amigos e também realizar pagamentos do seu consumo durante a festa”, afirma Felipe Castano. “No ano passado, nossos dados mostraram que 60% dos entrevistados levaram o celular para os bloquinhos, já em 2025 esse número subiu para 78%, mostrando que o aparelho se torna cada vez mais indispensável”, completa o executivo.
O Fantasiapp tem como objetivo ocultar os aplicativos durante o uso, mas, caso o aplicativo seja acessado, ele permitirá o uso completo de todas as suas funcionalidades. Por isso, é fundamental que o folião continue adotando as medidas de segurança e proteção do seu dispositivo móvel, além de manter um relacionamento com instituições que prezam pelo compromisso com a segurança de seus usuários e aproveitem o Carnaval com responsabilidade.
Passo a passo para baixar o Fantasiapp
1 – Baixe o Fantasiapp na sua loja de aplicativos
2 – Faça seu cadastro e escolha qual app que quer fantasiar
3 – Defina o novo tema do ícone e pronto
4- Oculte o ícone original do seu aplicativo da tela de início
Como ocultar os ícones originais:
Android
– Entre nas Configurações do aplicativo e toque em ‘Tela Inicial’
– Depois clique em ‘Ocultar Aplicativos’
– Escolha os apps que e confirme
– Pronto, seguindo esses passos seu app já estará oculto
Dia 9/3 o fantasiapp vai sair do ar na loja de aplicativo. Os ícones que foram gerados podem ser excluídos manualmente pelo usuário. Os ícones originais que foram ocultados deverão ser reativados manualmente.
Ficha técnica:
AGENCY: GUT São Paulo
Brand: Mercado Pago
Product: Institucional
Campaign: FantasiApp
Country: Brasil
Criação:
CCO: Bruno Brux
ECD: Pedro Araujo, Tiago Abreu
Creative Directors: Eduardo Nose, Mauricio Dias, Mari Albuquerque
ACDs: Daniel Achucarro
Creatives: Danilo Maia, Igor Hermes, Gio Valentini
Pl. Art Director: Ana Paula Teixeira
Atendimento:
CEO: Valéria Barone
Managing Director: Alessandra Visintainer
Regional Account Director: Raphaela Guillen
Account Manager: Gabriela Giorgis e Jessica Duarte
Communications Director: Beatriz Ribeiro
Estratégia:
Head of Strategy: Gisele Bambace
Planning Director: Carolina Biagio
Senior Strategist: Alysson Simplicio
Mídia:
Head of Media & Data: Douglas Silveira
Media Manager: Laura Cardeal
Media Supervisor: Gabriela Bassaco
Produção:
Head of Production: Moni Siqueira
Production Director: Aline Fernandes
Production Manager: Carolina Ferreira Lins
Pl. Producer: João Alfonso
Ass. de Produção: Lia Satiro
Aprovação do Cliente:
Marketing Director Mercado Pago: Felipe Castano
Branding Sr Manager Mercado Pago: Nathalia Cavalcante Teixeira
Branding Manager Mercado Pago: Bárbara Calarga Cardoso
Branding Specialist Mercado Pago: Julia Treiger
Branding Design Mercado Pago: Simon Barios Bravo
Media Manager: Leandro Otsuka
Media Specialist: Camila Militão
PR Manager: Vanessa Guido Sales Ferreira
Aplicativo:
Arquitetura e desenvolvimento da Solução: Pay 4 Brain LLC