18/07/08
Foco das mensagens enaltece a aplicação do veículo voltado para o homem do campo
Com efeitos especiais de cinema, estréia no próximo domingo, 20/07, a mais nova campanha publicitária da marca Chevrolet para divulgar a S10, um dos modelos de maior sucesso do mercado brasileiro, que lidera, desde seu lançamento, em 1995 e, até hoje, por 13 anos consecutivos, o segmento das picapes médias no Brasil.
O QU??
Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet, da General Motors do Brasil, destaca que “o desafio e a responsabilidade para a criação das campanhas de S10 estão cada vez maiores devido ao inquestionável sucesso da nossa picape. Por este motivo, sempre buscamos oferecer aos consumidores e ao mercado de uma maneira geral, mensagens focadas no conteúdo e nos benefícios do produto, mas também com um elevado grau de entretenimento”.
A nova campanha, segundo Russell, alia o sucesso da S10 à reconhecida resistência e conforto oferecidos aos consumidores pela Chevrolet S10: “Enfatizamos o fato de o nosso veículo ser ideal para quem atua no agribusiness e precisa de um veículo confiável, forte e esteticamente atraente. Além disso, o veículo é o único do segmento a oferecer a tecnologia Flexpower, que permite sua utilização com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção”.
A S10 lidera o mercado com 32,1% de participação dentre as picapes médias no Brasil e, da frota circulante deste segmento no País, mais de 40% das unidades são representadas pelo modelo Chevrolet.
COMO
Adriana Cury, presidente da McCann Erickson – a agência responsável pela criação da nova campanha -, destaca que as mensagens do filme publicitário, anúncios impressos e internet, posicionam a Chevrolet S10 como o veículo certo para o “Homem da Terra”. “A comunicação mostra a intimidade e ligação que a picape tem com o morador do campo, o que fica explícito no slogan “A terra faz tudo crescer. E nós sabemos disso por que viemos do mesmo lugar. S10 2009. Sua história começa aqui”, explica ela.
Adriana Cury acrescenta que “a S10 se mantém como líder no segmento justamente pela relação de força, economia e confiança que ela desenvolveu com os nossos homens do campo. Ela é a “cara do campo” e do homem que trabalha arduamente para construir a sua história. Isso foi a nossa inspiração para criar a campanha, que retrata de forma surpreendente e muito bonita a relação do homem com a terra e da S10″.
Efeitos especiais
No filme da campanha, grãos de terra vermelha se unem até formar o “Homem S10”. Enquanto ele nasce, a terra se junta até surgir a picape S10. Depois, ambos se transformam, e a S10 vira a picape que conhecemos e o homem ganha uma imagem real. O maior desafio para a produção do filme, feito pela Margarida Flores e Filmes e dirigido por Cristiano Metri, foi criar os efeitos especiais ao vivo no set. Para isso, foi necessário até mesmo confeccionar uma roupa de látex com textura de terra, para dar mais realidade ao “Homem-Terra”.
Durante a filmagem recorreu-se a um sistema de respiração subterrânea para que o ator fosse enterrado, o mesmo acontecendo com a S10. Uma maquete da picape com textura de terra foi enterrada e emergiu graças a um sistema de braços mecânicos, movido a ar comprimido.
O solo da locação foi preparado para a gravação e uma área de 100 metros por 50 metros foi revestida por uma terra especial. O processo teve o objetivo de deixar os efeitos mais orgânicos e menos digitais. Mesmo assim ainda foram precisos 45 dias de pós-produção com uma equipe de 20 pessoas trabalhando em tempo integral, tanto em composição quanto em 3D, para criar e adicionar camadas de textura de terra nos elementos filmados.
A trilha sonora foi produzida por Luciano Kurban, da Voicez, e buscou-se transmitir sons que lembrem aspectos das forças da natureza e do homem que trabalha e convive com elas. Para isso foi utilizado o ???dobro???, um instrumento que é uma espécie de violão com cordas de cobre, que tem uma sonoridade muito rica.
Os anúncios retratam o homem S10 em situações diárias do campo. E assim como no filme, parte do veículo e do homem são de terra. O plano de internet envolve a “Jornada S10”, ou seja, a picape é a patrocinadora oficial de sites segmentados e focados em agronegócio, com informações sobre o tempo e cotação de commodities.
Por meio de headers fixos – banners localizados na parte superior da página -, o internauta que clicar pode escolher qual site da jornada quer visitar. A nova campanha publicitária da S10 envolve TV aberta e fechada, revistas de grande veiculação e especializadas e internet.
Ficha técnica
Anunciante: Chevrolet
Título: Terra
Produto: S10 2009
Agência: McCann Erickson
Diretor de Criação: Adriana Cury, Eric Sulzer, Paulo Sanna, Fernando Souza
Redator: Fernanda Machado, Marcelo Rosa , Luiz Vicente “Batata” Simões
Diretor de Arte: Carlos Bertuol, Diego Silva e Elano Teixeira
Atendimento: Alexandre Filizola e Fabio Brito
Planejamento: Aloísio Pinto e Ramiro Amaral
RTV: Paula Moraes, Vandréia Ribeiro
Produção Gráfica: Magda Mendonça
Art Buyer: Ricardo Andrade
Mídia: Thatiana Rodrigues
Programador: André Vendramine
Gerente de Projetos: Henrique Salvatore
Aprovação pelo Cliente: Samuel Russell e Ricardo Ferraroni, Hermann Mahnke, Cristina Ponte, João Signorelli
Produtora: Margarida Flores e Filmes
Produtor: Roberto Bellezia
Direção: Christiano Metri
Fotografia: Hebling Junior
Diretor de Arte: Marcos Sachs
Animação: Ilegal Fx
Edição: Arthur Brito
Finalização: Ilegal Fx
Efeitos: Ilegal Fx
Pós-produção: Ilegal Fx
Produtora de Som: Voicez
Trilha: Voicez
Locutor: Walter Quintella
Fotógrafo: Fernando Zuffo
Retoque: Fernando Zuffo
Gráfica: Burti
