Publicidade
Personal Branding uma opção ou um fato?
05 de Dezembro de 2011

Personal Branding uma opção ou um fato?

Publicidade
Por Patrícia Dalpra 05 de Dezembro de 2011 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Personal branding não é uma escolha. Cada pessoa, através da administração da sua imagem, construirá sua marca pessoal ou personal branding. A única escolha que temos é a construção de uma marca pessoal positiva, negativa ou neutra.

Frequentemente passamos por situações onde pessoas fazem julgamentos errados  a nosso respeito. Segundo a psicologia social, este processo é chamado Fundamental Attribution Error ( Erro de Atribuição Fundamental), teoria desenvolvida pelos psicólogos da universidade de Harvard –  Edward  Jones e Keith Davis. Esta teoria refere-se ao erro fundamental de atribuições envolvendo a colocação de uma forte ênfase nas características da personalidade interna para explicar o comportamento de alguém em determinada situação. Esta interpretação é baseada no vié cognitivo comportamental do ator-observador ( julgador). Por exemplo,  uma pessoa famosa que não está no seu melhore dia é abordada por um fã pedindo um autógrafo. O famoso é pouco simpático com o seu fã.  Tal situação é suficiente para que  seja formada uma impressão instantânea, mas não necessariamente verdadeira.  Este rápido acontecimento é chamado de Fundamental Attribution Error. Uma verdade absoluta sob a ótica do fã  (ator-observador).  Como se não bastasse uma avaliação equivocada, ela será passada adiante porque sempre que vivenciamos uma experiência negativa, tendemos a compartilhar a situação vivida com outras 12 pessoas. Uma pequena atitude não avaliada e aparentemente sem importância poderá ter conseqüências desastrosas.

Publicidade

Esta teoria demonstra a  importância  do comportamento positivo  na construção da marca pessoal. Faço um ressalva especial para  pessoas com um poder de liderança ou fama, pois elas estarão sempre em evidência e as expectativas  sempre serão maiores. Entendendo como se dá o processo, cada pessoa poderá escolher como conduzir a construção  e a manutenção da sua marca pessoa:  uma marca positiva ou uma marca negativa. A escolha está nas suas mãos.

Os vídeos abaixo demonstram, de forma bastante divertida, como julgamos de forma automática e instantânea. 

 

site: www.patriciadalpra.com.br

Facebook: PD Gestão de Imagem e Carreira

Twitter: @patriciadalpra

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade