Novas turmas foram abertas para o TECH.JÁ, programa de capacitação profissional em Tecnologia da Informação promovido pela Junior Achievement Brasil (JA Brasil). Com o apoio do Google.org e do BID Lab, o curso vai oferecer 710 bolsas de estudo a alunos da rede pública que concluíram o ensino médio. Para Santa Catarina serão abertas 60 vagas. As inscrições estão abertas até 13 de fevereiro pelo site.
Segundo dados da Brasscom, até 2024 o mercado de TI deve demandar 420 mil novos profissionais, número muito maior do que o de técnicos capacitados por ano – cerca de 46 mil. A ideia então é suprir a demanda do setor dando oportunidade de crescimento profissional a jovens em vulnerabilidade social.
Com duração de quatro meses, o TECH.JÁ será oferecido de forma online, com as aulas marcadas para começarem em março. Além do ensino técnico, serão priorizados temas como autoconhecimento, ética, apoio para estruturar um currículo e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.
“Estamos trabalhando em conjunto para levar a estes jovens a chance de transformar suas vidas, compartilhando não apenas conhecimento técnico, mas valores morais e éticos”, destaca o Presidente do Conselho Diretor da JA Brasil, Marcelo Carvalho.
No final do curso, os jovens recebem o Certificado Profissional de Suporte em TI emitido pelo Google, além da certificação da Junior Achievement Brasil, e passam a integrar os bancos de talentos de empresas parceiras, como ABVCAP e Cia de Talentos, com possibilidades de participarem dos processos seletivos para as vagas disponíveis.
Aos alunos que não têm equipamento, dependendo da disponibilidade em cada localidade em que o curso é oferecido, a JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet.
Como participar
Para participar do processo seletivo, os candidatos não precisam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior, basta preencher os seguintes requisitos:
Renda per capita de até dois salários mínimos;
Ensino médio completo;
Ter feito o ensino médio em escola pública;
Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos);
Ter entre 18 e 29 anos;
Morar em uma das cidades onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas.
Os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso. Para Santa Catarina serão abertas 60 vagas. As inscrições estão abertas até 13 de fevereiro pelo site.

