Estima-se que a Black Friday deste ano seja a mais digital da história. E para ajudar os consumidores a identificarem a autenticidade dos sites onde comprarão seus produtos, diminuindo o risco de cair em campanhas de phishing (fraude que captura dados de senha e cartão de crédito ao se passar por uma marca já conhecida), a Axur – empresa líder em monitoramento e reação a fraudes digitais -, lança o PossoConfiar.com.br. Trata-se de uma plataforma gratuita que permite ao usuário checar em segundos se o site no qual ele está comprando é seguro ou fraudulento.
Para ter acesso à ferramenta, basta digitar o endereço da página que quer analisar no espaço indicado e o site retornará com uma das três respostas: Verde, se o site for confiável; Amarelo, quando o resultado for incerto, direcionando esse link para uma análise mais profunda dos especialistas da Axur; e Vermelho, indicando que a página é falsa e o usuário não deve confiar. O site permite ainda que os usuários compartilhem o resultado da análise e alertem outras pessoas sobre links falsos.
O CEO da Axur e especialista em segurança da informação, Fábio Ramos, comenta: “por meio do site mostramos o perigo dos riscos digitais não apenas para os consumidores, mas também para as empresas que têm a sua marca usada como isca pelos bandidos”.
Segundo o recém lançado Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, divulgado também pela Axur, somente entre 1º de julho a 30 de setembro de 2020 foram identificadas 10.517 campanhas de phishing no Brasil. Destes, 54% miravam só o e-commerce (ultrapassando setores como o financeiro), o que costuma aumentar ainda mais em novembro devido à Black Friday e às festas de final de ano.
“Nos próximos relatórios, queremos ver esse número diminuir, então o atual momento foi mais um empurrão para colocarmos o site para rodar. Estamos muito comprometidos em oferecer mais segurança aos brasileiros na hora das compras na Black Friday e de final do ano”, completa Ramos.
