Governo de Santa Catarina lança laboratório de inovação na ACATE

02 de Dezembro de 2019

O Laboratório de Inovação que leva o nome Nidus funcionará na ACATE em Florianópolis 

Foto: Mauricio Vieira / Secom

Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada em Florianópolis a sala onde funcionará o Laboratório de Inovação (Nidus), iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa aproximar várias áreas do Governo de startups, em busca de mais soluções tecnológicas para dar eficiência à administração pública e, também, agilizar e qualificar serviços para os catarinenses. 

Inovação Aberta
Com a presença do governador Carlos Moisés, foi lançada durante a cerimônia o Programa de Inovação Aberta e o EDUtec, um programa para preparar os alunos das escolas públicas para o mundo tecnológico, e o portal unificado de serviços digitais e notícias do Governo do Estado. "O Governo se integra à rede de inovação de Santa Catarina. Temos um ninho para gestar soluções para os problemas dos catarinenses e podemos avançar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura. Tudo é possível quando abrimos espaço para a inovação", afirmou Carlos Moisés. "Nós precisamos ser inovadores de fato, facilitar a vida do cidadão e preparar os alunos para esse mundo ", acrescentou o governador.
 

 

O Secretário Executivo da Comunicação do Governo de Santa Catarina, Ricardo Dias comentou sobre a plataforma integrada de serviços e notícias que vai funcionar a partir de agora facilitando o acesso aos canais do Governo de Santa Catarina com mais agilidade e segurança. Ouça o que ele disse:

 

 

PM
A Polícia Militar de Santa Catarina é o primeiro órgão a atuar no Nidus. A expectativa do comandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, é que a inserção de tecnologia dentro do dia a dia da instituição melhore os serviços de segurança para a população catarinense. "Teremos acesso ao que há de melhor no Brasil em termos de inovação e tecnologia. Não tenho dúvidas de que daqui sairão as ideias que salvarão vidas e nos ajudarão a proteger", projetou Araújo Gomes.

Startups Bem-Vindas
O Governo do Estado, o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado trabalham na elaboração de um marco regulatório para a contratação de startups de tecnologia. De acordo com o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a legislação valerá para todos os poderes do Estado. "O que está acontecendo é um esforço conjunto de todo o governo, seguindo sempre os princípios de eficiência, qualidade, agilidade, simplicidade, transparência, integridade e inovação", lembrou Tasca.

O presidente da ACATE, Daniel dos Santos Leipnitz deu as boas-vindas ao Governo do Estado e valorizou a iniciativa como uma importante contribuição que o setor de tecnologia recebe ao ter estudantes catarinenses sendo preparados para as profissões do futuro. Segundo Leipnitz, várias empresas em Santa Catarina têm vagas disponíveis há um bom tempo e não encontram mão-de-obra pronta para contratação. "E isso é urgente", pontificou o executivo.

Clique na galeria para ampliar as imagens.