O Youtube removeu de sua plataforma na última quarta-feira (21) o clipe ‘Eu escolhi você’, de Clarice Falcão. O vídeo expõe os órgãos sexuais de diversas pessoas enquanto elas dançam ao som da nova música da cantora.
A intenção da Clarice, de acordo com o AdNews, era fazer “uma celebração do corpo humano” e o vídeo teria sido marcado como não recomendado para menores de 18 anos. Entretanto, as cenas violam a política do site sobre nudez e conteúdo sexual.
O Youtube destaca em sua política de nudez e conteúdo de natureza sexual que “Se um vídeo pretende ser sexualmente provocante, a probabilidade de ser considerado aceitável para o YouTube é mais reduzida. Não é permitido conteúdo sexualmente explícito, como pornografia. Os vídeos que apresentem conteúdo fetichista serão removidos, ou ser-lhes-ão impostas restrições de idade, dependendo da severidade do ato em questão. Na maioria dos casos, a apresentação de fetiches violentos, explícitos ou humilhantes não é permitida no YouTube. Um vídeo que apresente nudez ou outro conteúdo de natureza sexual poderá ser permitido se o seu objetivo principal for didático, informativo, científico ou artístico, e não for injustificadamente gráfico. Por exemplo, um documentário sobre cancro da mama seria adequado, mas publicar clipes do documentário fora de contexto poderá não ser. Lembre-se que indicar o contexto no título e na descrição ajudar-nos-á, e aos seus visitantes, a determinar o objetivo principal do vídeo”.
Em sua página no Facebook, Clarice lançou o vídeo indicando que não é recomendado para menores de 18 anos.
E horas depois, no Twitter, a cantora lamentou a remoção do clipe da plataforma:
Gente foi bom enquanto durou.
— Clarice Falcão (@euclarice) 21 de dezembro de 2016
O que é mais chocante: pessoas terem genitais ou pessoas terem ódio de genitais?
— Clarice Falcão (@euclarice) 21 de dezembro de 2016