No Marketing Digital sabemos que conduzir um negócio sem constante análise de resultados como tráfego, cliques e conversões é como dirigir um carro com olhos vendados.
E, para essa análise, uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado é o Google Analytics, que oferece um serviço gratuito para que você possa medir as ações realizadas pelos visitantes do seu site.
Para ajudar você nessa missão, a Resultados Digitais está disponibilisando um material, sobre o qual vamos comentar um pouco aqui, ressaltando as principais métricas do Google Analytics e a importância de cada uma delas para o Marketing Digital de um negócio. Você irá encontrar algumas dicas para que possa extrair ainda mais do Google Analytics, como utilizar as dimensões na visualização dos resultados, criar metas, visualizar campanhas, monitorar eventos e realizar testes AB.
Trata-se de uma ferramenta que oferece diversas análises dessas métricas, permitindo estudos com combinações de visualizações, metas, campanhas, eventos e outros. E, com toda essa informação, precisamos realizar estudos que deem suporte para as decisões do seu negócio.
Mas o problema é: esses dados são suficientes para embasar as decisões do Marketing Digital?
Em muitos casos, precisamos correlacionar visitas com campanhas veiculadas por plataformas de terceiros, como o AdRoll ou o Facebook. Ou ainda relacionar algum comportamento com um dado que existe apenas no interior de outra plataforma, como diferenciar as visitas pelo estágio da jornada de compra dos Leads visitantes.
Então a nova pergunta é: o que fazemos se quisermos analisar dados do Google Analytics em conjunto com dados externos de forma automática?
Bruno Guitarrari, autor deste artigo, em seu último post já evidenciou o motivo pelo qual todo profissional de marketing deve aprender a programar, e a resposta à pergunta acima é mais um motivo para a afirmação do assunto desse último post.
A solução utilizada na Resultados Digitais e que será apresentada nesse post, é criar um relatório automatizado que puxa as informações necessárias para uma planilha, utilizando o Google Apps Script e o Google Spreadsheet.
Se você está lendo com atenção até aqui, possui uma conta no Google Analytics e uma conta no Drive, então aproveite esse passo-a-passo e crie agora seu primeiro relatório.
Criando o relatório
Nesta etapa iremos configurar as ferramentas necessárias para desenvolver o relatório.
O primeiro passo é criar uma pasta para o projeto (Criei a pasta Relatório GA).
Nessa pasta, crie uma nova planilha no Drive e salve esse relatório na pasta criada. Para ler o material amplo e completo, clique aqui