Apesar da praticidade e comodidade em comprar on-line, empresas e pessoas físicas precisam ficar atentas para não caírem em golpes e terem e-mails, registros de redes sociais, informações bancárias entre outros dados sensíveis vazados.
Para ajudar a diminuir esses incidentes e gerar mais confiabilidade ao ambiente digital, o VIPy – aplicativo do Movimento Compre&Confie que monitora o CPF de seus usuários e identifica possíveis fraudes na internet – listou algumas situações mais comuns a acontecerem que merecem atenção na hora de adquirir produtos e serviços na rede.
Confira:
Senhas fracas
Faça uso de senhas fortes e complexas, que alterne entre letras minúsculas e maiúsculas, além de números e caracteres especiais. Outra forma de se proteger com senhas é não utilizar a mesma sequência em contas diferentes e evitar deixá-las salvas no navegador.
Deixar o cartão de crédito registrado
Evite permissões que deixem os dados do cartão de crédito registrados nas varejistas, para que outros sistemas tenham acesso à essas informações. Pode ser mais trabalhoso precisar digitar os números a cada compra, porém, traz mais segurança ao consumidor digital.
Serviços de e-mail sem proteção
Opte por serviços de e-mail de empresas que sejam certificadas pela segurança e reconhecidas no mercado, como o próprio Google, já que para realizar compras é necessário que você vincule seu endereço de e-mail às lojas e aos pedidos realizados.
Comprar em qualquer dispositivo
Utilize dispositivos pessoais para realizar suas compras. São mais confiáveis e, por esse motivo, diminui o risco de conflitos, caso suas informações fiquem registradas no histórico do computador ou celular.