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Unisul prepara um novo Portal focado em Gestão de Conteúdo, Comunicação e Marketing
04 de Julho de 2012

Unisul prepara um novo Portal focado em Gestão de Conteúdo, Comunicação e Marketing

A Unisul deflagrou há três meses os principais processos na implementação dos conceitos da educação permanente, o novo modelo de gestão da Universidade e da Fundação. Mais de 90 colaboradores empenham-se para que o Programa de Informatização dos Processos para a Educação Permanente (IPEP) elabore, num movimento participativo, as condições técnicas (e tecnológicas) para operacionalização, a partir de 2013, da proposta de educação ao longo da vida, idealizada e desenvolvida para a Unisul.

O Programa se organizou, num primeiro momento, em dois Projetos: o Integrar e o Navegar. Este, para conduzir os processos atinentes à implantação do novo Portal da Unisul e aquele, com a finalidade de modelar as funcionalidades contempladas nos diferentes níveis no ensino, a pesquisa e a extensão.

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O professor Samarone Geraldi, gerente do Projeto Navegar, explica – a seguir – os desafios e as etapas que, dentre outras novidades, irão transformar o novo Portal da Unisul, já a partir do segundo semestre de 2012, num espaço atraente, usual, acessível e interativo. “O portal Unisul terá um novo layout , com mais conteúdo, melhorando a navegabilidade, usabilidade e a atratividade”, afirma.

1. O que se propõe o Projeto Navegar dentro do novo modelo?

Com o objetivo de garantir maior interação e oferecer novas funcionalidades ao público que está em busca de informações relevantes sobre a universidade e os cursos da instituição, o Projeto Navegar está desenvolvendo uma nova solução para o portal da Unisul na internet. Com a organização da estrutura e da atualização dos conteúdos, e utilizando uma nova plataforma tecnológica, irá atender as necessidades atuais e futuras oriundas do modelo de Educação Permanente.Como o projeto faz parte do Programa IPEP, ele assume a mesma missão: criar as condições técnicas e tecnológicas para operacionalização da Educação Permanente, por meio da revisão dos processos, redefinição dos fluxos e flexibilização dos sistemas.

2. O que muda no novo portal?

O escopo do Projeto Navegar tem como foco principal, nesta primeira etapa, a implementação da Gestão do Conteúdo, etapa fundamental para operacionalizar a evolução dos sistemas de informação para a Educação Permanente. Estamos trocando a ferramenta de gestão de conteúdo, da atual Navita Portal para o IBM WebSphere Portal, considerado por especialistas como a melhor ferramenta de gerenciamento de portal da atualidade. Esta solução vai permitir uma melhor integração com os outros sistemas já em funcionamento na universidade, além de aperfeiçoar o gerenciamento de conteúdo, com melhor usabilidade e administração simplificada, padrões abertos. Outros pontos positivos são os recursos de segurança, a escalabilidade e o suporte a novas tecnologias web 2.0. Esses recursos fornecem uma experiência de uso excepcional, tornando possível para a universidade integrar suas ações nas mídias sociais com o portal, tanto em termos de relacionamento como de negócios. Além da ferramenta estamos desenvolvendo um layout com novas funcionalidades, projetando a navegação para otimizar a experiência dos usuários, em termos de acessibilidade, usabilidade e interatividade. Estamos contemplando neste projeto conceitos do “novo marketing”, que usa de todos os meios digitais para alavancar os negócios e produtos, possibilitando uma nova forma de relacionamento e reduzindo custos. Nesta primeira etapa estamos priorizando todos os sites do Portal que tem em seu conteúdo informações pertinentes para a operacionalização da Educação Permanente.

3. O Portal vai ter vocação para o marketing?

O novo Portal vai ter vocação para marketing porque ele tem, dentre os objetivos, o foco em captação de alunos, divulgando e facilitando o acesso aos novos produtos e serviços que a universidade vai oportunizar através da Educação Permanente. Isso caracteriza além de marketing, comunicação, vendas e relacionamento. Outro aspecto importante a ser mencionado é o foco em Search Engine Marketing (SEM), um conjunto de técnicas de marketing na Internet que tem como principal objetivo posicionar um website entre os primeiros resultados nos navegadores de busca, como o Google. Também neste aspecto a ferramenta adquirida (IBM WebSphere) permite fazer esta otimização – site por site.

4. E o MinhaUnisul como fica?

O MinhaUnisul, a nossa intranet, conforme previsto e aprovado na Operacionalização da Evolução dos Sistema de Informação para a Educação Permanente, definido no TAP (Termo de Abertura do Programa), não será contemplado nesta primeira etapa. A integração entre Portal internet e intranet, prevista para a 2ª etapa (2013), vai proporcionar aos usuários dos Portais um enorme ganho de produtividade e usabilidade. Além do MinhaUnisul o projeto possui ainda mais duas etapas que estão fora do escopo inicial: a 3ª etapa, com a implementação das mídias sociais corporativas, e a 4ª etapa, com a busca federada. A implantação destas próximas etapas será iniciada em 2013 e finalizada em 2015, conforme a ordem já apresentada e definida no Termo de abertura do programa. Os requisitos técnicos para a viabilização dessas etapas futuras foram determinantes na escolha do IBM WebSphere Portal, pelas possibilidades que essa ferramenta apresenta de receber novos módulos e funcionalidades, de forma integrada com os sistemas já existentes na Unisul.

5. A gestão de conteúdo do novo Portal será descentralizada?

Até o lançamento do novo Portal, o conteúdo produzido será de responsabilidade do Projeto Navegar. A Frente Conteúdo, integrada por web writers (especialistas em texto para web) lidera esta produção. A equipe produziu um documento com diretrizes editoriais que norteará toda a produção de conteúdo no novo Portal, diretrizes já analisadas e validadas pelo Comitê de Validação do projeto. Vale lembrar que para todos os conteúdos produzidos são consultadas as áreas envolvidas, e antes da publicação final é feito um criterioso trabalho de edição e validação. Após o lançamento o novo Portal será descentralizada a atualização dos conteúdos que necessitarem de frequente revisão. Esta descentralização deverá respeitar as Diretrizes Editoriais já validadas e os manuais que serão produzidos para o novo Portal. Os funcionários e áreas que irão atualizar conteúdo em sites específicos dentro do Portal, receberão treinamento na nova ferramenta de gerenciamento de conteúdo (IBM) antes e após o lançamento do novo Portal.

6. No que o Projeto se baseia para executar as mudanças?

O Projeto Navegar tem como base quatro pilares de mudança. Primeiramente, nossa principal demanda vem da universidade, que é operacionalizar a Educação Permanente por meio do novo portal. O segundo pilar é a questão tecnológica: precisamos fazer a troca da ferramenta atual que gerencia nosso portal porque ela não atende mais as necessidades atuais de usabilidade, acessibilidade, navegabilidade e de marketing digital. O terceiro pilar da mudança está dividido em três pontos: organização, integração e layout. Chegamos ao momento de organizar os mais diversos conteúdos produzidos pela universidade, evitando a duplicidade e o desalinhamento institucional. Este projeto trouxe um grande volume de informações para ser organizado na etapa de arquitetura de informação, o que demandou muita atenção na sua etapa de planejamento. Precisávamos também integrar os dois principais portais (Unisul Institucional e Unisul Virtual), para que os visitantes do nosso Portal possam visualizar tudo o que temos de melhor em um único ambiente. Dessa forma, facilitamos a compreensão do universo de possibilidades oferecidas pela Unisul.

Quanto ao layout tínhamos a necessidade de uma grande reformulação. Adotamos como premissa o foco no usuário, com a introdução de um menu global de navegação, e observando tendências atuais para o design de Portais. Trabalhamos com o conceito de design modular, que oferece flexibilidade e maior frequência nas atualizações, passando a ideia de um Portal sempre novo e moderno. E por fim, como já comentado anteriormente, o quarto pilar de mudança é o foco no “novo marketing” que usa de todos os meios digitais para alavancar os negócios e produtos, possibilitar uma nova forma de relacionamento e reduzir custos.

7. Quais os maiores desafios nesta implementação?

Com certeza é atender o escopo (novo Portal e troca de ferramenta de gestão de conteúdo) e o cronograma que foi apresentado na aprovação do Projeto Navegar e do Programa IPEP. Mas com apoio da Reitoria, Comitê de Validação, Equipe do Programa e de trabalho do Projeto Navegar, do Projeto Integrar, além das áreas, setores e pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente ao projeto, vamos conseguir – em um curto espaço de tempo – trazer, para o próximo semestre deste ano uma grande novidade, à altura do que a Unisul merece.

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