Publicidade
Todos de olho na IA: A tecnologia automotiva sob os holofotes no GTC 2024
20 de Março de 2024

Todos de olho na IA: A tecnologia automotiva sob os holofotes no GTC 2024

A conferência global de IA acontece em San Jose, Califórnia (EUA), e on-line até quinta-feira, 21/03

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Todos os olhos da indústria automobilística estão voltados para o GTC, enquanto as principais montadoras e líderes de tecnologia se encontram para apresentar os modelos mais recentes.

Além de demonstrar novas tecnologias e mergulhar nas inovações notáveis que estão remodelando o setor. A conferência global de IA acontece em San Jose, Califórnia (EUA), e on-line até quinta-feira, 21/03.

Publicidade

Os participantes irão vivenciar como a IA generativa e a computação definida por software estão trazendo avanços para o cenário automotivo e transformando a experiência ao volante para que se torne mais segura, mais inteligente e mais agradável.

As montadoras estão adotando o NVIDIA DRIVE Thor

O fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, deu início ao GTC com uma palestra de abertura na qual revelou que o NVIDIA DRIVE Thor, que combina tecnologia avançada de assistência ao motorista e infotenimento no veículo, agora apresenta a recém-anunciada arquitetura de GPU NVIDIA Blackwell para cargas de trabalho transformadoras e de IA generativa.

Após a palestra, os principais fabricantes de veículos elétricos compartilharam como vão integrar o DRIVE Thor aos seus veículos. A BYD,  fabricante  de veículos elétricos, está expandindo sua colaboração contínua com a NVIDIA e construindo suas frotas de veículos elétricos de próxima geração com o DRIVE Thor. A Hyper, marca de luxo premium de propriedade da GAC AION, anuncia que selecionou o DRIVE Thor para seus novos modelos, que começarão a ser produzidos em 2025. A XPENG usará o DRIVE Thor como o cérebro de IA de suas frotas de veículos elétricos de próxima geração. Esses fabricantes de veículos elétricos se juntam à Li Auto e à ZEEKR, que já tinham anunciado que estão montando o roteiro de seus futuros veículos com a inclusão do DRIVE Thor.

Além disso, fabricantes de caminhões, robotáxis e veículos de entrega de mercadorias estão anunciando suporte para o DRIVE Thor. A Nuro está escolhendo o DRIVE Thor para alimentar o Nuro Driver. A Plus está anunciando que as futuras gerações de sua solução de nível 4, SuperDrive, rodarão no DRIVE Thor. A Waabi está usando o DRIVE Thor para fornecer ao mercado a primeira solução de transporte autônomo alimentada por IA generativa. A WeRide, em cooperação com o parceiro de nível 1 Lenovo Vehicle Computing, está criando soluções de direção autônoma de nível 4 para aplicações comerciais baseadas no DRIVE Thor.

E a DeepRoute.ai está apresentando sua nova arquitetura de direção inteligente alimentada pelo NVIDIA DRIVE Thor, com lançamento previsto para o próximo ano.

Tecnologia de próxima geração no salão de exposições

O salão de exposições do GTC está repleto de entusiasmo, à medida que as empresas apresentam os mais recentes modelos de veículos e oferecem demonstrações de tecnologia.

Os participantes terão a oportunidade de ver em primeira mão os mais recentes veículos com tecnologia NVIDIA em exibição, incluindo Lucid AirMercedes-Benz Concept CLA ClassNuro R3Polestar 3Volvo EX90WeRide Robobus e um caminhão Aurora. O Lucid Air está disponível para test-drives durante a semana.

Uma grande variedade de empresas apresenta tecnologia automotiva inovadora no GTC, incluindo a Foretellix, a Luminar e a MediaTek, que está lançando seus Dimensity Auto Cockpit chipsets na conferência. As novas soluções aproveitam as tecnologias gráficas e de IA da NVIDIA para ajudarem a oferecer experiências de usuário de última geração em veículos, além de recursos adicionais de segurança e proteção.

“A conferência global de IA da NVIDIA traz mais uma vez uma série de inovações para a indústria automobilística. Estamos testemunhando o avanço da tecnologia que proporciona maior segurança e agilidade aos motoristas”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Outros anúncios no GTC: APIs Omniverse Cloud, IA generativa

  • As APIs Omniverse Cloud, anunciadas no NVIDIA GTC, estão preparadas para acelerar o caminho para a autonomia, permitindo simulação de sensores de alta fidelidade para desenvolvimento e validação de veículos autônomos. Desenvolvedores e fornecedores de software como CARLAMathWorksMITREForetellix e Voxel51 ressaltam o amplo apelo dessas APIs em veículos autônomos.
  • Desenvolvedores de IA generativa, incluindo CerenceGeelyLi Auto, NIO, SoundHoundTata Consulting Services e Wayve, anunciaram planos para transformar a experiência no veículo usando a tecnologia da nuvem à borda da NVIDIA para ajudar a desenvolver assistentes inteligentes de IA, monitoramento de motoristas e passageiros, compreensão da situação e muito mais.

Sessões sobre IA e setor automotivo disponíveis ao vivo e sob demanda

No DRIVE Developer Day, que acontece quinta-feira, 21/03, especialistas em engenharia da NVIDIA destacarão os recursos e desenvolvimentos mais recentes do DRIVE por meio de uma série de sessões aprofundadas sobre como construir sistemas autônomos seguros e robustos.

Clique aqui para ter acesso aos horários da programação automotiva no GTC.

Imagem: NVIDIA 

Publicidade
Publicidade