Publicidade
Tecnologia 4G será testada pelo Exército Brasileiro
23 de Agosto de 2011

Tecnologia 4G será testada pelo Exército Brasileiro

 

Está previsto para novembro o início dos testes da próxima geração de redes de celular, a 4G, que permite transmitir informações a velocidades de até 100 megabits por segundo. O início do projeto, que será realizado em Brasília e tem uma duração prevista de seis meses, depende de uma autorização especial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo desta iniciativa é avaliar o uso do equipamento nas comunicações internas da corporação e em serviços de emergência de todo o país. Além do Exército, as unidades de polícias e outros órgão de segurança pública também poderão participar dos testes.
 
Os testes serão feitos na frequência de 700 MHz, destinada à transmissão de sinal da TV aberta. Com a transição do padrão analógico para o digital, as empresas de TV terão que deixar de usar a faixa, o que tem gerado discussões sobre sua destinação futura. O uso por serviços públicos de emergência seria uma das possibilidades. Atualmente, Exército e forças de segurança usam frequências VHF, UHF e 800 MHz em suas comunicações. As tecnologias disponíveis, no entanto, limitam o uso das frequências à transmissão de voz. Com a 4G, será possível trafegar dados também.
 
O projeto terá um custo total de US$ 2 milhões, que serão investidos pela empresa Motorola Solutions.
 
 

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade