Publicidade
Startup impulsiona carreira digital de artistas brasileiros 
11 de Setembro de 2023

Startup impulsiona carreira digital de artistas brasileiros 

A ação realiza lançamento de coleções em NFT para o mercado 

Publicidade

A Sonica, startup brasileira, vai lançar no Blockchain Rio Festival 2023 o projeto Sonica Artist. Evento de web3, negócios e tendências do segmento é realizado entre os dias 12/9 e 14/9, no Expo Mag, Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

A iniciativa surgiu com o objetivo de impulsionar a carreira digital de artistas brasileiros, dando a eles a chance de comercializarem coleções digitais de suas produções. Durante o evento, 3 artistas do país terão suas coleções de NFTs e tokens lançados de forma totalmente vitalícia pela Sonica, que fornece a infraestrutura necessária desde o lançamento do ativo digital até a sua comercialização.

Publicidade

Os artistas Lilli KesslerCarolina Cavenagui e Diego Mac terão parte dos seus acervos artísticos disponibilizados para coleção de forma digital e única, através da tecnologia blockchain, com informações registradas de forma pública e distribuição de valores automatizada e controlada por contratos inteligentes.

Lilli Kessler lançou, durante o Blockchain SP, em junho deste ano, a primeira marca figital de moda no Brasil, que leva seu nome. Em parceria com a Sonica, a artista levou o projeto social “NFTeta” à NFT Brasil, que aconteceu de 2 a 4 de junho, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A série de NFTs de impacto social foi pensada pela artista para levantar fundos para projetos que apoiam quem se identifica com o gênero feminino. O nome, segundo a criadora, foi escolhido por ser um símbolo feminino carregado de significados.

Uma das artistas da nova geração de artistas web3, Carolina Cavenagui, se formou em Artes Visuais pela Universidade de Buenos Aires, em 2015. Ela começou sua carreira como artista digital, trabalhando em projetos para empresas como Nike, Adidas e Coca-Cola. Em 2021, ela começou a explorar a web3, e desde então vem criando uma série de obras de arte digitais que exploram as possibilidades da tecnologia blockchain. Em 2022, Carolina foi uma das artistas selecionadas para participar da exposição “The Future of Art” no Museu de Arte Moderna de Nova York. Ela também foi premiada com o “Prêmio de Artes Digitais” da Fundação Konex, na Argentina.

Diego Mac é um artista digital porto-alegrense que tem obras em mais de 30 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. Seu trabalho é conhecido por sua mistura de dança, tecnologia e arte digital. Em 2022, Diego foi eleito personalidade do ano no Prêmio Açorianos de Dança. Ele também foi convidado a participar de exposições em vários museus e galerias de arte de todo o mundo.

Acreditamos que o patrimônio artístico brasileiro pode se beneficiar muito com a Web3, alcançando um público até então inexplorado. Inclusive alguns artistas que selecionamos já possuem reconhecimento internacional, impactando audiências e recebendo premiações, como o Diego Mac”, diz Alexandre Adoglio, CEO da Sonica.

O sistema de geração de ativos digitais on-chain da Startup permite que as transações sejam feitas diretamente na rede blockchain desejada, podendo ser verificadas por validadores, o que possibilita que os tokens e NFTs sejam armazenados diretamente da carteira digital do usuário.

Realizando uma transação, o usuário permite que a plataforma gerencie seus ativos digitais diretamente na blockchain, sem a necessidade de armazená-los em um servidor de software, por exemplo.

Foto: Freepik

Publicidade
Publicidade