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SoundCloud busca atrair mais leigos em som e visa ser referência máxima em compartilhadores de áudio na internet
09 de Fevereiro de 2012

SoundCloud busca atrair mais leigos em som e visa ser referência máxima em compartilhadores de áudio na internet

Em palestra na Campus Party, o vice-presidente do SoundCloud, Dave Haynes, diz que quer conquistar mais leigos em som para tornar o site em referência máxima de áudio na internet. Desde que entrou no ar, o site de compartilhamento de músicas SoundCloud conquistou 11 milhões de usuários em pouco mais de 4 anos.

A quantidade de usuários  já é significativa para um site com finalidade tão específica, tomando o  lugar que já foi do MySpace como rede social preferida pelos músicos para interagir com parceiros e fãs. No começo, o objetivo principal era facilitar a colaboração entre músicos. Um cantor podia, por exemplo, compartilhar gravações de voz com instrumentistas para que eles acrescentassem o acompanhamento. “Esse tipo de interação leva pessoas que nunca se encontraram pessoalmente a se reunir para fazer música juntas”, diz Haynes.

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Em pouco tempo, o SoundCloud passou a ser usado também para divulgar o trabalho dos artistas para o público geral. Ele oferece um endereço específico para cada arquivo de áudio e facilita a tarefa de embutir as músicas em blogs e outros sites da web. Numa terceira etapa, o serviço começou a conquistar também não músicos.  A lista inclui discursos de políticos, notícias e análises de acontecimentos, aulas e palestras, crianças falando e cantando e até gravações de reuniões corporativas, que geralmente são publicadas como arquivos privados, aos quais só pessoas autorizadas têm acesso.

Outra força do SoundCloud está em permitir que desenvolvedores criem aplicativos capazes de interagir com ele. Há mais de 200 deles rodando em smartphones, tablets e computadores. O usuário pode usar o aplicativo para criar ou gravar uma música e, com um toque, publicá-la no SoundCloud. Lá, a gravação aparece junto com os comentários dos ouvintes. E o site também tem seu próprio app para iPhone e iPad.

Haynes tem trabalhado para atrair mais desenvolvedores. Ele já organizou várias maratonas de criação de aplicativos musicais conhecidas com Music Hack Days. Um concurso de aplicativos com esse nome acontece durante a Campus Party. O vencedor vai ganhar uma viagem para ir à Campus Party no Vale do Silício, na Califórnia.

O SoundCloud também se beneficiou da popularização dos smartphones. É um processo parecido com o que permitiu o crescimento de serviços de compartilhamento de fotos como o Instagram. “Todos têm uma câmera no bolso, e têm também um microfone. Com um smartphone, compartilhar áudio é tão fácil como compartilhar fotos”, diz Haynes.

Mas o sucesso do YouTube leva à inevitável questão sobre o futuro de um serviço que permite compartilhar apenas som, sem as imagens. “O som permite a execução de atividades paralelas. Quando vemos um vídeo, nossa atenção fica concentrada nele. Já uma música pode ser ouvida enquanto se realiza outra tarefa. São muitas as situações em que o que interessa é o áudio”, argumenta Haynes.

Com informações de Exame.com. Por Maurício Grego

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