Publicidade
As séries e suas consequências na vida das pessoas
26 de Janeiro de 2021

As séries e suas consequências na vida das pessoas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Fonte: Pixabay
 

Em tempos de pandemia, que nos forçou a mudar hábitos e ficar ainda mais tempo em casa, ter entretenimento é essencial para que passemos por essa fase de uma forma mais saudável. Com o fácil acesso às plataformas de streaming, mais conteúdos estão disponíveis para quem deseja se divertir sem precisar sair de casa.

Publicidade

Quem nunca esteve em uma roda de amigos falando sobre um filme ou série, não é mesmo? Ou então viu nas redes sociais a indicação da produção original que despertou aquela vontade de acompanhar vários episódios?

Mas será que o consumo de séries causa algum impacto na vida das pessoas? Sim! E aqui explicaremos ao longo deste texto quais são as consequências das séries na sociedade como um todo.

Pesquisas e tendências
Entender quais são os impactos que as séries têm em nossas vidas é importante para diversos setores da sociedade. E para isso diversos pesquisadores se empenharam na realização de estudos, como o conduzido pela Betway, site que oferece jogos de roleta online

Ao ver uma série, nos identificamos com os personagens, pensamos nas situações que se passam ao longo do episódio/temporada e olhamos para nós mesmos. Por isso, é natural que elas tenham impactos em nossas vidas e na sociedade como um todo.

Alguns hábitos podem ser adquiridos e comportamentos podem ser mudados, por exemplo. Na série de sucesso “O Gambito da Rainha”, muitas pessoas se descobriram interessadas pelo jogo de xadrez e tiveram a iniciativa de conhecer o esporte e de aprenderem as jogadas.

As pesquisas pelo tema no Google, principal site de buscas do mundo, chegaram a níveis nunca antes vistos. O livro que deu origem à série voltou à lista de mais vendidos depois de quase quatro décadas.

O que dizer, então, da série “The Crown”, que dramatiza a vida dos integrantes da família real britânica? Além de gerar grande repercussão e discussão nas redes sociais a respeito de acontecimentos e até mesmo nas tendências de moda da época e atuais.

Seja para criar (ou falar de) teorias da conspiração ou para comentar sobre comportamentos e atitudes de membros da família real, as pesquisas sobre a Rainha Elizabeth II e sua família sempre ficam em alta após cada nova temporada.

Séries e perfis comportamentais
As plataformas de streaming passam a conhecer as preferências de seus clientes por meio da inteligência artificial que avalia as escolhas e listas desenvolvidas pelos espectadores. Com isso, os sites e aplicativos passam a recomendar obras com temáticas e roteiros semelhantes.

Então, conhecer o que faz sucesso nos trend topics de sites de buscas e redes sociais é importante para produtores de séries e filmes. Afinal, a chance de uma produção cair no gosto dos clientes se torna maior com o conhecimento do que faz sucesso entre as pessoas.

Mas uma série pode ser considerada vitoriosa quando ela própria é capaz de produzir tendências e colocar temas específicos entre os mais procurados pelos espectadores.

Como falamos anteriormente, as pesquisas sobre xadrez (no caso de Rainha de Gambito) e sobre membros da família britânica (relacionando-se com The Crown) são indicativos de que as pessoas estavam pensando e falando sobre o que foi abordado por cada uma das produções.

Todo detalhe conta: mesmo quando as buscas não são sobre a série propriamente dita, os espectadores podem pesquisar tendências de moda, locais onde as séries se passam, temas específicos (bem-estar, saúde mental, estilo de vida, etc).

Empresas de entretenimento online e séries
O desenvolvimento e criação de produtos licenciados pelas operadoras de entretenimento online também é consequência das séries. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum o desenvolvimento de jogos com temáticas de séries e filmes.

Jogos de roletas, slots, entre outros estão cada vez mais tecnológicos e interessantes para oferecer o entretenimento dos jogadores. Narcos, Game of Thrones, Friends e muitas outras séries garantem a diversão para além dos episódios e temporadas.

Então, esta é uma forma adicional de continuar se divertindo de forma segura e fácil, com temas já conhecidos e adorados.

Desta forma, vale a pena consumir tudo o que as séries podem nos oferecer: entretenimento direto e indireto.

E você, acha que aquela série querida teve alguma influência na forma como você vive e se comporta?

Publicidade
Publicidade