Publicidade
Segmento de tecnologia da informação lidera ranking de startups no Brasil
14 de Julho de 2022

Segmento de tecnologia da informação lidera ranking de startups no Brasil

Estudo realizado pela plataforma de Inteligência de Vendas da Cortex também mostrou que São Paulo, Minas Gerais e Rio são os estados com o maior número de startups

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Uma pesquisa desenvolvida pela Cortex, referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mostrou que das 11.562 startups ativas no Brasil, 28% são do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 16% do Varejo. No ranking, aparecem ainda Indústria com 11% e Financeiro com 6%.

As informações utilizadas no estudo foram obtidas por meio da plataforma Cortex, que possui uma base única de dados sobre empresas do Brasil, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais.

Publicidade

O estudo aponta que há pouca distribuição das startups pelo país: São Paulo, sozinho, concentra metade dessas empresas, 49,7%. O estado tem o maior número de startups em praticamente todos os segmentos econômicos, perdendo apenas para o Distrito Federal no setor de Governo. No Global Tech Hubs Report, publicado em 2019 pela CB Insights, a cidade de São Paulo aparece na lista dos 25 maiores polos tecnológicos do mundo.

Minas Gerais, em segundo lugar no ranking, tem 8% das startups. Algumas delas no San Pedro Valley, conhecido como o Vale do Silício de Belo Horizonte. Já o Rio de Janeiro, logo atrás no ranking, também conta com 8% das empresas. O estado tem diversos polos tecnológicos, como o Serratec, maior parque tecnológico do interior do RJ, que une o setor de tecnologia das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

SUL – A região Sul soma 2.585 startups, o que corresponde a 22% do total dessas empresas no Brasil. O estado do Paraná, na frente, conta com 852 startups, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm 848 e 785, respectivamente. O setor de Tecnologia da Informação é o que mais se destaca na região, sendo o escolhido por 15% das startups.

NORDESTE – O Nordeste concentra apenas 5,6% de todas as startups do país, somando um total de 652 empresas. Pernambuco é o estado que mais se destaca na região, com 179 startups, sendo 38,5% relacionadas à Tecnologia da Informação. O estado conta com o Porto Digital, polo de inovação mais famoso do nordeste brasileiro, localizado em Recife.

Foto:Pexels

Publicidade
Publicidade