Segundo o último senso do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva ou surdez total. Desse número, cerca de 70% não compreende o português e depende da linguagem de sinais para se comunicar. Pensando na acessibilidade desse público, o Sebrae/SC lança no site da Feira do Empreendedor 2014, o Hand Talk, uma plataforma de tradução simultânea do português para libras, a linguagem brasileira de sinais.
Por meio de um boneco virtual em 3D é possível traduzir todo o conteúdo escrito e audiovisual da página. “No conteúdo escrito, o internauta seleciona o que pretende traduzir e na janela lateral o boneco conversa em libras”, explica a gestora da Feira do Empreendedor 2014, Josiane Minuzzi.
O Hand Talk é uma plataforma inovadora e premiada. Em 2013 foi eleito o melhor aplicativo social do mundo, no WSA-Mobile, evento organizado pela ONU. O sistema venceu de mais de 15 mil aplicativos, criados em 100 países.
“Temos em mente que deficientes auditivos também são empresários e tem interesse no mundo coorporativo. Por isso aplicamos a ferramenta no site da Feira do Empreendedor, a fim de integrar todos os públicos de interesse”, afirma Josiane.
No site da Feira do Empreendedor 2014, que ocorre de 17 a 20 de julho, a plataforma já está funcionando; e para testar basta acessar o endereço feiradoempreendedor.com.br.