A RD Station, unidade de negócio da TOTVS, anunciou durante o RD Summit uma série de inovações estratégicas voltadas para o futuro do marketing e das vendas em um cenário cada vez mais moldado pela Inteligência Artificial e pela transformação nos dados de consumo.
No palco principal, Gustavo Avelar, vice-presidente da RD Station, apresentou para um público de 20 mil pessoas as tendências que devem redefinir a forma como as empresas se conectam com seus clientes. Ao lado de Rafael Mayrink, CEO da Neil Patel Brasil, ele defendeu o fim dos playbooks tradicionais, propondo uma abordagem mais flexível, personalizada e orientada por IA.
A empresa também revelou novas funcionalidades em seu portfólio de produtos com IA, reforçando a importância de um mix estratégico de canais e tecnologias para alcançar resultados consistentes. Segundo a RD Station, as operações de marketing e vendas enfrentam hoje quatro grandes transformações: queda no tráfego orgânico, mudança nos padrões de dados, pressão pelo uso de IA e evolução acelerada do comportamento do consumidor.
Pesquisas recentes reforçam o cenário: um levantamento da NP Digital mostrou que, entre 11 milhões de buscas sem cliques, 34% dos usuários ainda pesquisam produtos e 14,1% finalizam compras por canais não rastreáveis, provando que até as buscas de zero click podem gerar conversões. Já dados da base de clientes da RD Station indicam uma queda na proporção de leads orgânicos: em 2023, cada lead orgânico gerava dois pagos; em 2025, a proporção subiu para quatro pagos por um orgânico, o que demonstra aumento dos custos de aquisição e maior dificuldade em atrair tráfego qualificado.
Além disso, outro estudo da NP Digital verificou uma mudança de comportamento dos consumidores, com a jornada de compra crescendo em tamanho e complexidade. No marketing B2B, por exemplo, os consumidores interagem em média 10 vezes com a marca antes de comprar. Somam-se a esse cenário a rápida adesão da IA na vida das pessoas e constantes mudanças de tecnologias e padrões de comportamento, exigindo das estratégias de marketing adaptabilidade, diversidade de canais e testes rápidos.
“Os playbooks que geraram crescimento, métodos de marketing e vendas prontos e testados já não funcionam mais. É fundamental que todos entendam esse novo contexto, revisem suas premissas, rituais e processos, e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor de nossos clientes – ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação de mercado que existe desde o início da RD Station. O melhor playbook é aquele que escrevemos juntos”, destaca Gustavo Avelar, vice-presidente da RD Station.
Modelos de crescimento
De forma prática, a RD está evoluindo sua própria operação e soluções, sugerindo novos padrões de ações em um ecossistema flexível de marketing, vendas e atendimento. Dentre as recomendações apresentadas estão: fortalecimento do topo, com o encantamento de potenciais clientes em momentos além da busca; acompanhamento de indicadores de impacto e não só de receita direta, com melhor tratamento de dados proprietários e adoção de novos modelos probabilísticos; treinamento de IAs porta-vozes das empresas, que representem fielmente seus negócios, mudando a lógica de marketing de conteúdo; e assumir o protagonismo do marketing e vendas, com estratégias, flexibilidade e aprimoramento da cultura de testes.
“Crescer não é linear, e o futuro é sobre inteligência. Não se trata de usar IA por modismo, mas de aplicá-la de forma útil e estratégica, junto aos melhores dados, para transformar cada interação em oportunidade”, explica o vice-presidente.
Novidades de produto e jornadas
Para acompanhar essa evolução, a RD Station também apresenta novidades para personalizar as jornadas de Marketing & Vendas das empresas, através de três pilares de atuação — Integração da Jornada do cliente; IA como multiplicador de eficiência; e Estratégia de Canais para o contexto de cada realidade — e centenas de lançamentos em produto para os próximos meses.
Serão diversas melhorias de integração entre produtos RD Station, TOTVS Gestão e ferramentas de mercado, somadas a evolução na camada de dados e amadurecimento da atribuição de canais usando a IA para otimizar análises e aumentar a eficiência dos processos. Essas melhorias têm como principal objetivo ajudar na personalização da experiência de relacionamento e de compra dos clientes, e foram desenvolvidas para suportar e resolver os desafios de marketing e vendas das empresas.
Somente em IA, serão nove lançamentos, que potencializam as estratégias dos clientes em todo o portfólio de produtos, através de agentes e copilotos. O grande destaque é a evolução da Rê da RD, um copiloto de inteligência artificial presente em todos os produtos, que auxilia os usuários em toda operação do produto, análise de dados e levantamento de oportunidades para impulsionar o crescimento do negócio. Outra inovação anunciada foi o MCP (Model Context Protocol), uma nova tecnologia que permite conectar ferramentas de inteligência artificial (como copilotos e assistentes virtuais) aos dados de produto, facilitando a automatização de tarefas, análise de resultados e tomada de decisão.
A RD anunciou ainda, como um dos passos de adaptação à nova realidade de busca orgânica, a Radar GEO, uma ferramenta gratuita que analisa o conteúdo de um site, e indica o quão preparado ele está para ser mencionado corretamente pelas LLMs, além de oferecer insights para direcionar a estratégia de GEO (Generative Engine Optimization, o SEO para IAs).
“São funcionalidades de IA que ajudam a escalar crescimento, aumentando produtividade do time e eficiência da operação. A IA na RD tem a missão de transformar todo usuário em um superusuário do nosso produto e permitir hiperpersonalização de fato, com construção de campanhas de marketing cada vez mais individualizadas. Estamos investindo em IA para habilitar saltos de produtividade, liberando os times para a estratégia”, destaca Avelar.
Para e-commerce, RD Station apresentou o RD Tracker, funcionalidade que recomenda produtos com base em comportamento de navegação do usuário. Nos avanços de IA no portfólio de produtos de Vendas e Atendimento, algumas das novidades foram; Enriquecedor de Dados e Gerador de Listas no RD Station CRM; e o Agente com Habilidades avançadas no RD Conversas.
“Com as rápidas transformações acontecendo, vai sobreviver quem dominar a estratégia, se mantiver flexível, nutrir uma curiosidade e tiver coragem de testar, aprender e aprimorar. Nossa missão é auxiliar nossos clientes e mercado a utilizar a IA de maneira produtiva com as melhores ferramentas”, finaliza o executivo.

Foto: Divulgação
Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]
