Publicidade
Projeto de TV digital brasileira seleciona dois alunos do SENAI Tubarão
08 de Julho de 2011

Projeto de TV digital brasileira seleciona dois alunos do SENAI Tubarão

Publicidade

 

Os alunos Leonardo Waterkemper e Vitor Freitas Santos, da unidade do SENAI em Tubarão, foram dois dos 25 alunos selecionados para participar da segunda edição do Programa Ginga Brasil, que promove a capacitação de jovens talentos da tecnologia sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e as ferramentas utilizadas para seu desenvolvimento. Para conseguir as vagas, os alunos do SENAI fizeram uma seleção com candidatos de todo o país. 
 
A capacitação será realizada no laboratório Telemídia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre os dias 14 a 20 de julho. Após conhecer os detalhes da tecnologia brasileira de TV digital, Leonardo e Vitor vão disseminar o conhecimento para outros estudantes e criar, junto com outros colegas do SENAI em Tubarão, uma equipe para desenvolver aplicativos digitais interativos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 
 
Durante a formação no Rio de Janeiro os jovens vão saber mais sobre o middleware (software interno) Ginga, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e o que permite a interatividade na TV digital. Também vão aprender sobre a linguagem de programação NCL, eleita como o padrão mundial para a produção de aplicativos interativos pela União Internacional de Telecomunicações (ITU). 
 
Além de fazerem cursos de educação profissional no SENAI, os alunos também estudam em escolas públicas, condição para participar do Programa Ginga. Leonardo Waterkemper, de 17 anos, aluno do curso de Aprendizagem Industrial de Programador de Computador do SENAI Tubarão, vê muitas oportunidades profissionais na área. "A TV digital é uma tecnologia nova, com linguagem pouco usada, e que ainda está muito centralizada em Rio e São Paulo. Poder aprender sobre ela e disseminar para o resto do país será muito importante", explica o jovem. Vitor, também de 17 anos, vê no curso uma oportunidade de entrar em uma área que está em crescimento, já que ele pretende continuar sua formação para atuar com essa tecnologia. "É uma área do futuro", diz o aluno do Curso Técnico em Informática para Internet.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade